André do Sindicato faz críticas contra a honra dos seus pares nas redes sociais; há indícios de quebra de decoro parlamentar
Por Rubem Gama
O vereador André Flores, o “André do Sindicato” (REDE), eleito com 246 votos nas eleições municipais de 2020, tem usado as redes sociais para fazer acusações públicas com críticas contundentes na qual acusa o presidente da Câmara Municipal de Mucuri, Jocélio Brito, o “Célio Pebas” (PROS) e demais colegas – sem citar nomes – de possíveis conivências com supostas irregularidades cometidas na Prefeitura do Mucuri.
O vereador também manifesta publicamente a sua aversão ao prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (UB) – inclusive, em uma live no Facebook – se referindo aos mandatos passados do alcaide, como parâmetro para medir e colocar em xeque a índole e a capacidade de governar do atual prefeito eleito democraticamente pelo voto popular nas eleições de 2020. O vereador, claramente está em campanha contra o prefeito e a todos os que apoiam o seu Governo. “… até porque, desde o primeiro dia que iniciei meu mandato, eu nunca acompanhei o executivo, justamente, por que no meu ponto de vista, eu imaginava que ele ia cometer esse tipo de mazela que está acontecendo. Já dava para perceber, até porque foram dois mandatos desse jeito, todos eles foram assim… o executivo falou que tinha mudado… como que a pessoa vai para rua pedir seu voto dizendo que mudou, sendo que no passado fez tanta coisa errada, isso não sou eu quem fala, é própria justiça. Ficou impossibilitado de ser candidato…”, declarou André.
No vídeo, fica explícito que os ânimos começaram a se acirrar quando o vereador André do Sindicato pediu a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para apurar suposta conduta do prefeito Robertinho, na condução do Governo Municipal. Como o presidente Célio Pebas – que tem a prerrogativa de fazer a pauta, não pautou o pedido, André do Sindicato iniciou uma sucessão de críticas em redes sociais, nas quais criticava a conduta do presidente e seus pares. “Vereador que não aceita a denúncia, que não acata, é vereador que se vendeu (.,.) vereador que volta atrás, que cala a boca, que não defende o que o “nosso povo” precisa, se vendeu. E quem se vende, é chamado de que? de corrupto, de ladrão, de sem vergonha…”,
Vale lembrar que todas as denúncias que já apresentaram contra o prefeito, são oriundas do partido do Vereador André, a Rede Sustentabilidade (REDE). As denúncias foram sobre erros sanáveis e já corrigidos pelo Prefeito, mesmo antes das denúncias. As Comissões Processantes estão suspensas pela Justiça da Bahia, por conter falhas no processo.
Porque iniciou a celeuma
Cinco dias antes do acatamento da denúncia no Poder Legislativo aconteceu uma reunião individual entre o chefe do executivo e os mesmos 11 vereadores, quando o prefeito Robertinho havia anunciado que não atenderia nenhum pedido de qualquer vereador além das demandas de interesse da coletividade e que eles poderiam ficar a vontade para se posicionarem como quisessem sobre o governo municipal.
A perseguição contra Robertinho é por motivação política e começou já no início do mandato pelo fato de o prefeito não compactuar com a velha política do toma-lá-dá-cá, quebrando definitivamente com o ciclo vicioso que imperava no município de Mucuri. Alguns vereadores mais sensatos, já compreenderam como o prefeito quer fazer a diferença e quer ser parceiro naquilo que beneficia o povo. Estes vereadores, provavelmente, são os que estão sendo acusados de vendidos. Entenda o caso, clicando na matéria abaixo:
Jeito de governar que incomoda
É importante lembrar, que nunca na história de Mucuri, um prefeito conseguiu economizar e fazer caixa para fazer obras. Todos os que passaram sempre tiveram dificuldades financeiras, a ponto de recorrer a vários empréstimos que estão sendo pagos até hoje. Robertinho conseguiu, com uma gestão séria e planejada, economizar e fechar o ano de 2021 com aproximadamente R$ 40 milhões em caixa. Grandes obras estão sendo realizadas com recursos próprios e muitas outras serão anunciadas em breve. A saúde conquistando mais especialidades, mais procedimentos de alta complexidade, zerando a fila de espera de todas as demandas e com planejamento de eliminar pequenos desajustes e melhorar cada vez mais a atenção com a saúde dos mucurienses.
Procurado para comentar sobre o tema, o vereador André do Sindicato disse não querer se manifestar.