Destaques

Prefeitura de Mucuri fecha o ano com 58 cirurgias de alta complexidade; Nesta quarta-feira, 29/12, foram nove procedimentos no HSJ

Encerra-se mais um ano e o município de Mucuri, juntamente com a população, têm muitos motivos para comemorar, dentre eles, os investimentos na Saúde e os resultados obtidos traduzidos em muitas famílias satisfeitas. Foram realizadas, nesta quarta-feira, 29, no Hospital São José em Itabatã, mais nove cirurgias de alta complexidade, perfazendo um total de 58 procedimentos cirúrgicos, desde que a Prefeitura de Mucuri, juntamente com o Secretaria Municipal de Saúde deu início a parceria com o Hospital São José no final de julho.

Dos nove procedimentos realizados, seis foram por vídeo: cinco de vesícula e uma de hérnia paraesofágica – são aquelas nas quais a junção esôfago-gástrica permanece em seu local normal, porém a parte superior do estômago sofre protrusão superiormente ao lado do esôfago, em direção ao tórax. Além destas seis cirurgias por vídeolaparoscopia, foram realizadas três por método tradicional: duas fístulas anais e uma histerectomia. Fístula anal é um túnel infectado entre a pele e o ânus, a abertura muscular no final do trato digestivo. A maioria das fístulas anais resulta de uma infecção em uma glândula anal que se espalha para a pele. Os sintomas incluem dor, inchaço e secreção de sangue ou de pus no ânus. Histerectomia é uma operação cirúrgica da área ginecológica que consiste na remoção do útero. A histerectomia é quando se retira o corpo e o colo do útero.

Desde o final de julho a Prefeitura de Mucuri através da Secretaria Municipal de Saúde deu início na assistência pública da medicina e começou a realizar, no HSJ – Hospital José de Itabatã, cirurgias por videolaparoscopia para retirada de cálculo na vesícula, que são modernas cirurgias menos invasivas, permitindo uma recuperação fácil e rápida do paciente.

Este tipo de intervenção cirúrgica, na nossa região, por ser de alta complexidade – e utiliza a alta tecnologia -, são ofertados apenas na rede privada e tem custo individual entre R$ 5 a R$20 mil cada.

O serviço é disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Mucuri no Hospital São José aos pacientes que recebem o apoio de uma equipe multidisciplinar, com um corpo clínico composto por três profissionais de alta performance listados como os médicos mais recomendados da região: o médico Lauro Oscar de Lima Júnior, especialista em cirurgia geral e coloproctologia; o médico Raphael dos Santos Matos, especialista em cirurgia geral, cabeça e pescoço; e o médico Manoel Pedro Rodrigues Soares Filho, especialista em anestesiologista.

Para o farmacêutico bioquímico Fernando Jardim, todo o empenho da equipe de saúde do município e das parcerias firmadas com os profissionais médicos, bem como com o Hospital São José, tem tido resultados muito positivos.

“Quando a gente faz um balanço e ver que a mobilização e o engajamento de tantos profissionais num projeto como este, o empenho e o desprendimento do Prefeito Robertinho que nos exige diuturnamente a eficiência na saúde e nos oferece as ferramentas necessárias para a execução do trabalho, quando a gente olha tudo isso e ver que dezenas de famílias foram beneficiadas, foram alcançadas, tiveram suas vidas transformadas, e voltaram a dormir e acordar sem dores, com saúde. Aí a gente percebe que está no caminho certo, que estamos produzindo frutos e cumprindo a nossa missão. Que vale a pena o esforço. Sabemos que temos muita coisa por fazer, que as demandas não param, mas nós estamos convictos de que, com Deus na frente, trabalho e dedicação, cumpriremos o nosso papel, que é de colocar a disposição do nosso povo mucuriense a oferta do melhor serviço de saúde pública da região”, pontuou Fernando Jardim.

Rubem Gama

*Servidor público municipal, acadêmico de Direito, jornalista (MTB nº 06480/BA), ativista social, criador da Agência Gama Comunicação e do portal de notícias rubemgama.com. E-mail: contato@rubemgama.com

Deixe uma resposta