Mucuri está entre os 4% dos municÃpios brasileiros que estão fora da lista negra do Cauc
A Confederação Nacional de MunicÃpios (CNM) aponta que, 5.368 prefeituras — 96,4% do total– vão encerrar o ano com irregularidades listadas no Cadastro Único de Convênios (Cauc), da Secretaria do Tesouro Nacional.
Dos 5.570 municÃpios, apenas 202 prefeituras em todo o Brasil, inclusive a de Mucuri, estão aptas a firmar convênios com o Governo Federal.
Os municÃpios inscritos no cadastro ficam impedidos de receber transferências voluntárias da União. O cadastro funciona de forma similar à negativação do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) para pessoas fÃsicas. As transferências voluntárias são aquelas para obras e investimentos e não incluem os repasses obrigatórios como Fundeb e FPM (Fundo de Participação dos MunicÃpios).
As transferências voluntárias são os convênios, que não podem ser consolidados com União ou Estados. Por exemplo: a prefeitura vai fazer uma escola e quer fazer um convênio com FNDE [Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação]. Se estiver com uma pendência, não vai celebrar. E não tem jeito de burlar isso. Quem controla esse Cauc é o Tesouro Nacional e a Caixa Econômica Federal. As duas entidades preservam o cadastro com muito cuidado, pois as transferências são auditadas pelo TCU. Se o governo federal transferir a um municÃpio no cadastro, os dois gestores vão responder.
Vale lembrar que o municÃpio de Mucuri figurou nesta lista por longos anos de sua história. Graças ao empenho do Prefeito Paulinho de Tixa, esta realidade ficou para traz, tornando possÃvel a realização de parcerias entre o Governo Municipal e o Governo Federal e consequentemente a concretização de obras de grande importância para o povo mucuriense.
O que é oposição na polÃtica? Alguém (pessoa ou partido) que não concorda com algum método ou atitude de um governo. Mas, há pelo menos dois tipos de oposição:
- Os que fazem “oposição saudávelâ€, cobram, discordam de certas atitudes do governo, mas, ao mesmo tempo, quando o governo acerta, esta mesmo oposição, humildemente reconhece o êxito (mesmo porque não existe perfeição no ser humano);
- Outro tipo de oposição é a golpista, que faz de tudo para sabotar o governo com a única e exclusiva intenção de tomar o cargo. Este tipo de oposição, para sobreviver pode ir da sabotagem à vilania. Nunca se dará por vencida, podendo, inclusive, promover um terrorismo polÃtico, econômico, moral e midiático.
Bom dia Rubem, adorei sua matéria, mas gostaria de ter mais informações.
Um forte abraço.
Estamos a disposição, Zarifa Faour!