Polícia

PF: Operação Águia de Haia em Una, sul da Bahia, investiga ex-prefeito Dejair Birschner

policia-federal

Agentes da Polícia Federal cumprem mandados judiciais na cidade de Una, no sul do estado da Bahia, na manhã desta segunda-feira (13). De acordo com relatos recebidos pelo Nanuque Agora, policiais estiveram no prédio da Prefeitura e na Secretaria de Educação do município. Una e mais 24 munícipios do estado são investigadas pela operação Águia de Haia, que foi deflagrada na intenção de desarticular uma organização criminosa de desvio de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O rombo seria de mais de R$ 57 milhões.

De acordo com os Policiais Federais, o motivo da ida da PF para Una seria a apuração de licitações no exercício de 2012, na gestão do então prefeito Dejair. As investigações apontam para um desvio na ordem de 90 mil reais do FUNDEB.

Ainda segundo a PF, a acusação é de que a quadrilha investigada forjava licitações com a cumplicidade de agentes públicos que recebiam propina. De acordo com a PF, os criminosos atuam pelo menos desde 2009. Os crimes teriam começado no estado de São Paulo. Depois, teriam se deslocado para Minas Gerais e, em 2010, se estabelecido na Bahia. Foram expedidos 96 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão preventiva, com participação de cerca de 450 policiais federais. Além da Bahia, as ações ocorrem em São Paulo, Minas Gerais e no Distrito Federal.

A equipe da atual gestão recebeu ordens da prefeita Diane Rusciolelli para que fosse dado todo o apoio necessário aos agentes da PF.

Por Rubem Gama

Rubem Gama

*Servidor público municipal, acadêmico de Direito, jornalista (MTB nº 06480/BA), ativista social, criador da Agência Gama Comunicação e do portal de notícias rubemgama.com. E-mail: contato@rubemgama.com

Deixe uma resposta