Cidades e Política

Creas de Mucuri fortalece articulação com Polícia Civil para o atendimento às mulheres vítimas de violência

As mulheres de Mucuri, vítimas da violência doméstica, não estão desprotegidas; pelo contrário, elas contam com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, que mantém um serviço de atendimento específico, realizado no CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), importante instrumento de atendimento às famílias e as pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados.

Além do público feminino, os demais usuários que vivenciarem situações de violação dos seus direitos também estarão amparados pela equipe do CREAS tanto de Mucuri quanto do distrito de Itabatã, que constantemente buscam melhorias para suas atividades, desde o estudo e enfrentamento a questões cruciais como racismo, homofobia, violência contra a mulher, idosos e crianças, até a consolidação de fluxos de acompanhamento que impactarão positivamente essas atividades.

Assim, nesta quarta-feira (24), na sede do CREAS em Itabatã aconteceu uma reunião com a equipe de trabalho com representantes da Polícia Civil, para profunda discussão sobre fortalecimento de rede e atendimento aos usuários vítimas de violação de direitos. Os diálogos têm se aprofundado, buscando estabelecer a parceria entre esses órgãos em prol dos serviços qualificados à população mucuriense, especialmente no compromisso em melhor atender às mulheres na delegacia.

Um grande passo, fruto dessa parceria é uma maior humanização e sensibilidade diante do registro do Boletim de Ocorrência. A partir de agora as vítimas serão recepcionadas e atendidas por mulheres designadas pelo delegado Bruno Ferrari para esta função. As atendentes Elaine Alves Fernandes e Dayane Chaves Pinto Loures contarão com a contribuição valiosa de Filipe Figueiredo de Novais, investigador, somando esforços na atuação com compromisso de igualdade e justiça.

O CREAS continua buscando avanços para seus serviços e para o fortalecimento de laços que proporcionem um ambiente mais seguro e acolhedor para seus usuários.

Rubem Gama

*Servidor público municipal, acadêmico de Direito, jornalista (MTB nº 06480/BA), ativista social, criador da Agência Gama Comunicação e do portal de notícias rubemgama.com. E-mail: contato@rubemgama.com

Deixe uma resposta