Cidades e Política

Secretaria de Assistência Social disponibiliza agendamento para atualização cadastral a beneficiários do Bolsa Família em Mucuri e Itabatã

A Prefeitura de Mucuri, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, alerta que, a partir deste mês de janeiro, os beneficiários do Bolsa Família terão um novo prazo para realizar as atualizações necessárias em relação à inconsistência de dados cadastrais.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, os benefícios permanecem bloqueados até que a situação do usuário esteja regular. Entretanto, o secretário de Assistência Social, Nodje Walter Neiva Diamantino explica que, por orientação do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (UB) a equipe do CadÚnico permanece de prontidão para auxiliar beneficiários na regularização das situações cadastrais identificadas no acompanhamento familiar. “Em 2023 houve o bloqueio de 8,4 bilhões de benefícios e desses, o total de 3,7 bilhões foram cancelados. Esse bloqueio inicialmente é uma forma de incentivar a família a procurar a regularização”, acrescentou o secretário.

Sem cadastro atualizado pessoas não têm acesso ao Bolsa Família e outros benefícios socioassistenciais, como o auxílio gás, por exemplo. Em 2023, o município de Mucuri disponibilizou R$ 34.112,00 com esse benefício.

Ainda no último ano, a secretaria de Assistência Social divulgou um relatório com o quantitativo de beneficiários atendidos e o investimento equivalente. Para se ter uma idéia, somente no mês de março de 2023, foram 4.882 famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, totalizando uma captação de recursos de R$ 3.288.133,00 (três milhões, duzentos e oitenta e oito mil, cento e trinta e três reais).

Porém ainda com as equipes itinerantes percorrendo as casas e comunidades distantes além do atendimento fixo na sede do CadÚnico, o município registrou 1500 bloqueios e cancelamentos de benefício.

A secretaria informa que durante os meses antecedentes ao carnaval o atendimento tanto em Mucuri/Sede quanto no distrito de Itabatã será realizado mediante agendamento.

Rubem Gama

*Servidor público municipal, acadêmico de Direito, jornalista (MTB nº 06480/BA), ativista social, criador da Agência Gama Comunicação e do portal de notícias rubemgama.com. E-mail: contato@rubemgama.com

Deixe uma resposta