Vereador Sula quer criação de programa “Escola Sustentável” na rede municipal de ensino de Mucuri; entenda
Iniciativa baseia-se em sistema de seleção de resíduos recicláveis nos estabelecimentos da rede municipal de ensino
Por Rubem Gama
Na 16ª Sessão Ordinária de 2022 da Câmara de Mucuri, desta terça-feira, 21, o Colegiado do Parlamento Mucuriense apreciou e aprovou a Indicação de nº 094/2022 de autoria do vereador Edison Silva de Mattos “Sula” (PSC), que pede a implantação programa “Escola Sustentável” nas unidades escolares da rede municipal de ensino
De acordo com o parlamentar, o programa consiste na implantação de sistema de seleção de resíduos recicláveis nos estabelecimentos de ensino, sob a orientação da direção da escola, professores e funcionários habilitados.
Reconhecendo o valor agregado desse material, que pode ser transformado em novos itens e assim reduzir danos ambientais, apresento o programa que deve atuar na conscientização de crianças e jovens, além de envolver a comunidade escolar em iniciativas que promover o cuidado com a natureza.
Nesse sentido, a destinação de um espaço para o funcionamento de aprendizagem sustentável fora da sala de aula faz-se necessário.
O programa em união com a comunidade escolar, podem transformar áreas antes abandonada, em jardim, gramado e até mesmo uma HORTA PEDAGÓGICA com a participação total dos alunos na preparação do que será transformado em alimento para o consumo na escola. Assim, o projeto “Escola Sustentável, estará empenhada em preparar os estudantes para uma relação mais consciente com os recursos naturais, e discutir o consumismo e a geração de residuos.
“Mostrar que ter o suficiente é o principal, e dizer não ao excesso também é educar”, afirma Edson Mattos.
Com informações do Portal da Câmara Municipal de Mucuri