Escândalo dos Combustíveis: Secretária de Esportes de Teixeira não comparece à reunião na Câmara e vereadores querem a criação de uma CPI
Segundo apurou a equipe de reportagem do Liberdade News, o vereador Marcos Belitardo, presidente da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, marcou uma reunião com a secretária de Esportes, Sandra Drago e o chefe de gabinete Wemerson, às 09h00 desta quinta-feira (03) e com o secretário de Finanças, Anderson Riva e o ex-chefe de almoxarifado Israel, às 14h00 do mesmo dia. Porém, a secretária de Esportes não compareceu. O Israel também não compareceu e disse que só irá comparecer em caso de CPI.
Dos 19 vereadores, apenas 05 vereadores participaram da reunião, sendo eles, Ariston, Mateus Guerra, Luizinho, Luciano de Santo Antônio e Marcos Belitardo. Os demais vereadores não participaram. Segundo o vereador, Joris Bento (Joris de Gel), a maioria dos vereadores querem apurar o escândalo através de um CPI, por isso a ausência em massa, pois, não concordam em fazer reunião com os “envolvidos no escândalo”. “Isso não existe, é o governo articulando reunião com suspeitos de crime para impedir CPI”, argumentou Joris de Gel.
Essa denúncia foi iniciada no Jornal da Liberdade, apresentado pelo jornalista Edvaldo Alves, na Rádio Eldorado FM. O servidor, Israel Oliveira dos Santos, que ocupava o cargo de chefe da Divisão de Almoxarifado Central, foi exonerado após relatar através de uma Comunicação Interna (CI), o suposto desvio de combustível que estaria ocorrendo na prefeitura. O ex-servidor gravou um vídeo mostrando que um mini trator da Secretaria de Esportes, estava sendo “abastecido” com gasolina, de agosto a dezembro de 2021, mesmo estando parado desde julho de 2021.
Segundo o Israel, ele estranhou o fato de continuar chegando as requisições para ele, para o abastecimento do mini trator, mesmo o veículo estando em manutenção em uma empresa especializada da cidade, desde o mês de julho de 2021. Por conta disso, ele fez uma Comunicação Interna (CI) ao Secretário de Finanças, Anderson Riva, que fez uma Comunicação ao chefe de gabinete, Wemerson. Nossa equipe não obteve informações sobre os motivos que levaram à exoneração do chefe de almoxarifado, uma vez que foi ele quem denunciou o suposto desvio de combustível.
Israel foi exonerado no dia 31 de janeiro, quatro dias após emitir a CI, através do Decreto 70/2022, publicado na Edição n° 3886 do Diário Oficial de 01 de fevereiro de 2022. O mini trator é movido a gasolina, e do dia 10 de agosto de 2021, até 22 de dezembro de 2021, o trator teria recebido 1.395 (hum mil e trezentos e noventa e cinco) litros de combustível, o que equivale a R$ 9.102,65 (nove mil cento e dois reais e sessenta e cinco centavos) em dinheiro.
A denúncia foi encaminhada ao Ministério Público em 22 de fevereiro, e foi formulada pelo vereador Joris de Gel. A prefeitura municipal instaurou uma Sindicância para apurar o suposto desvio de recursos. A apuração ficará a cargo da Procuradoria Geral, que criou uma Comissão Especial de Sindicância. Pelo que apurou nossa reportagem, a maioria dos vereadores são favoráveis à criação da CPI, que será instaurada em questão de tempo. Nossa equipe de reportagem continua acompanhando os desdobramentos desse caso.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews