Inédito: Prefeitura de Mucuri fecha janeiro com 50 procedimentos de endoscopia e colonoscopia no Hospital São José de Itabatã
Na última sexta-feira, (28/01), a Prefeitura de Mucuri, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o HSJ – Hospital São José, realizou mais 22 procedimentos endoscopia digestiva e 4 de colonoscopias.
Na segunda-feira passada (24/01), foram realizados 19 procedimentos de endoscopia digestiva alta e 5 de colonoscopia, o que perfaz um total de 50 procedimentos no mês de janeiro.
A partir de fevereiro, os atendimentos serão agendados para as segundas sextas-feiras e últimas sextas-feiras de cada mês. Serão disponibilizadss até 20 endoscopia e 6 colonoscopia para cada semana.
Estes procedimentos, que antes eram realizados fora do município de Mucuri, e em escala bem menor, só está sendo possível por causa do empenho e esforço do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, ‘Robertinho’ (DEM), em implantar estes exames no município, a fim de facilitar ao máximo o acesso aos serviços de saúde, promovendo, assim, maior conforto aos pacientes, que passam a ser atendidos dentro do próprio município.
Estes procedimentos, quando realizados em instituição particular, chegam a custar para o paciente, cerca de R$ 470,00 a endoscopia e R$ 1.200,00 a colonoscopia. No entanto, os mucurienses já têm acesso gratuito a estes exames, que foram implantados pelo Governo Municipal.
OS PROCEDIMENTOS
A endoscopia costuma ser indicada quando há sintomas de dores abdominais, refluxos, dificuldades em engolir, entre outros casos.
Já a colonoscopia funciona como exame de rastreamento para o câncer de intestino e deve ser realizada obrigatoriamente a partir dos 50 anos, sendo repetida a cada 5 ou 10 anos, ou conforme indicação médica.
Além de serem exames de diagnósticos, ajudando na identificação de determinados problemas de saúde, a endoscopia e a colonoscopia são também exames terapêuticos, contribuindo para o tratamento de condições que afetam o sistema digestivo.