Destaques

Mucuri: Fernando Jardim se pronuncia sobre as reclamações de pacientes usuários do transporte da saúde

Por Rubem Gama

Durante os últimos dias, foram veiculados nas redes sociais vídeos, onde pacientes usuários do transporte da Saúde de Mucuri, para tratamento fora do Município, expressavam preocupações com a prestação dos serviços, principalmente, pelo fato da alteração na escala do micro-ônibus que faz esse trabalho. A escala das viagens que era de cinco dias semanais, de segunda a sexta-feira, foi alterada para três dias na semana – segunda, quarta e sexta-feira.

O secretário de Saúde, o farmacêutico bioquímico, Fernando Jardim, em entrevista ao repórter Gerson Leal da Rádio Três Corações, refutou as insinuações de que esteja faltando transporte para pacientes que fazem tratamento fora do domicílio.

Fernando afirmou que todas as demandas estão sendo atendidas pela gestão. Como exemplo o secretário citou sobre o vídeo que chegou até ele, onde um determinado usuário faz reclamações sobre a falta de transporte: “para você ter ideia, esse próprio usuário, do dia 29 de dezembro até o dia 12 de janeiro, esse usuário usou o transporte do município de Mucuri no dia 29 para uma viagem para Salvador, e usou no dia 3 de janeiro e no dia 12 de janeiro duas viagens para Vitória. Então, esse tipo de coisa traz para nós uma dúvida sobre o que realmente está levando esse tipo de manifestações. Aí eu entendo que o município de Mucuri tem alguns grupos, que não se preocupam realmente com a veracidade dos fatos”, relatou o secretário.

“O que eu quero evidenciar, é o que estamos fazendo. O que importa neste momento é o que nós estamos e podemos fazer. A exemplo do transporte para Vitória para tratamento fora do domicílio, nós então fazendo uma reengenharia das demandas de transporte, tentando utilizar para que os recursos sejam aplicados para alcançar o maior número de pessoas, e realmente aqueles que precisam. Nós, então, disponibilizamos para segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras os transportes para cidade de Vitória. Desta última semana, eu quero te dizer o seguinte, na segunda-feira nós tivemos todas as demandas que foram procuradas foram atendidas, todas elas, e tivemos de vagas ociosas para este veículo que suporta 25 pacientes, ficaram ociosas 10 vagas foram a demanda apresentada de 15 pacientes, que foram prontamente atendidos. Na quarta-feira também foram atendidas todas as demandas solicitadas, ficando ociosas oito vagas. Haviam oito vagas que não nos foi procurada para isso, quem foi procurou, foi agendado. Na sexta-feira última foram agendados 28 pacientes. Como o carro o micro-ônibus que está disponível para servir esse transporte, nós utilizamos as 25 vagas, e as três que faltaram, nós disponibilizamos um automóvel para conduzir estes três pacientes, dando prioridade àqueles de maior idade e que poderiam preencher estas vagas. Enfim, todas as demandas foram supridas e estão sendo cumpridas”, detalhou Fernando Jardim

Ainda segundo Fernando, os interesses pessoais fazem com as pessoas utilizem de má fé, fazendo politicagem suja e rasteira, usando pessoas que estão fragilizadas, que estão no momento precisando do auxílio público. Se aproveitam da vulnerabilidade dessas pessoas para atingirem os seus objetivos visando desgastar politicamente a atual Gestão para eventuais embates eleitorais futuros.

O Secretário afirmou ainda que o prefeito Robertinho está muito atento a isso e sabe que está confrontando um sistema maléfico no município de Mucuri, que apenas tinha intenção e o planejamento de atender aos seus interesses pessoais e de seus apaniguados. Que a atual Gestão do município de Mucuri hoje é uma gestão feita com a intenção e a vontade de chegar e fazer com que o serviço público atenda o maior número de pessoas, aquelas que realmente precisam.

Ouça a entrevista na íntegra:

Entrevista com o secretário de Saúde Fernando Jardim – Rádio Três Corações FM 97,5

Rubem Gama

*Servidor público municipal, acadêmico de Direito, jornalista (MTB nº 06480/BA), ativista social, criador da Agência Gama Comunicação e do portal de notícias rubemgama.com. E-mail: contato@rubemgama.com

Deixe uma resposta