Destaques

São Mateus: SAAE volta a captar água potável no Cricaré

Caffeu continua articulações para resolver de vez o problema da salinização

Às 5h30 desta quarta-feira, após as chuvas dos últimos dias, em nova análise do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), a água do Rio Cricaré apresentou 216 PPM (partículas por milhão) de salinidade, quando o recomendável pelas organizações de saúde é de no máximo 250 PPM. Assim, a autarquia voltou a captar a água do Cricaré, contudo, os poços artesianos continuam funcionando a todo vapor para garantir o abastecimento à população.

Por outro lado, o prefeito Caffeu continua as articulações para resolver de vez o problema da salinização da água. Além da barragem, cujo projeto já foi garantido pelo governador Renato Casagrande, uma opção estudada é a instalação de um ressalto hidráulico no Rio Cricaré, nas proximidades da Estação de Captação de Água Bruta, o que impediria o avanço da salinização.

“Estamos estudando várias possibilidades, buscando várias opções, pois queremos resolver de vez o problema. O que não pode é a nossa população continuar sofrendo com a água salgada. O nosso adversário é a água salgada” – destacou Caffeu, que visitou na manhã de hoje a Estação de Captação acompanhado do novo diretor-geral do SAAE, Antônio Carlos Luiz de Souza, o Tonico, e o chefe da Estação de Tratamento, Gélson Bernabé.

PRESSÃO
Toniko observou que a tendência é que o teor de salinização diminua mais, contudo está mantendo os poços artesianos em pleno funcionamento e os caminhões-pipa para que a água tenha pressão para chegar em todas as localidades de São Mateus.

Rubem Gama

*Servidor público municipal, acadêmico de Direito, jornalista (MTB nº 06480/BA), ativista social, criador da Agência Gama Comunicação e do portal de notícias rubemgama.com. E-mail: contato@rubemgama.com

Deixe uma resposta