Polí­tica

Com o apoio da prefeita Diane Rusciolelli (PT), a deputada Ângela Sousa (PSD) teve um aumento de mais de 200% na sua votação em Una

graph (1)
Fonte: TSE

É consenso que todo candidato a deputado estadual ou federal, tem como fonte principal de captação de votos, as lideranças políticas municipais.

Quando o candidato se apresenta numa tentativa de reeleição, fica mais difícil carregá-lo. No entanto, em Una, na eleição de 2014, houve exceção à esta regra, pois, a prefeita Diane Rusciolelli (PT) que pediu voto para a Deputada Ângela Souza (PSD), que passava por um momento de vertigem política, conseguiu potencializar seus votos em mais de 200%, OU SEJA, enquanto em 2010, Ângela só havia conseguido conquistar 583 votos (5,19% dos votos válidos), já em 2014, Diane arrebanhou para a parlamentar 1.582 votos (16,50% dos votos válidos).

Apesar dos altos e baixos da deputada, que, na sua própria base eleitoral, Ilhéus, teve queda (VEJA O GRÁFICO), foi no município de Una que Ângela Sousa teve o apoio mais expressivo quando se leva em consideração o percentual de votos válidos.

O sucesso desta guinada da nobre deputada em Una, se deve, exclusivamente, ao prestígio político da prefeita Diane Rusciolelli  que foi eleita em 2012 com 5.090 votos (59,37%), quando disputou a eleição contra todas as lideranças tradicionais do município.

Por Rubem Gama

Rubem Gama

*Servidor público municipal, acadêmico de Direito, jornalista (MTB nº 06480/BA), ativista social, criador da Agência Gama Comunicação e do portal de notícias rubemgama.com. E-mail: contato@rubemgama.com

Deixe uma resposta