Itabatã: Famílias desabrigadas por causa das chuvas torrenciais são atendidas pela Secretaria de Assistência Social
As fortes chuvas da última segunda-feira (25/01) causaram muitos transtornos para moradores de algumas ruas de Itabatã.
Ao ser comunicado, o Prefeito Paulo Alexandre, imediatamente determinou que o Secretário de Obras, Sr. Azeitona e o Secretário de Assistência Social José Maria, fossem aos locais ouvir os moradores e providenciar medidas emergenciais para auxiliar no escoamento das águas, na prevenção de novas enchentes e na atenção especial aos desabrigados.
Segundo uma moradora da Avenida Amazonas, onde o nível das águas foi um dos maiores da cidade, a galeria pluvial que sempre suportou as chuvas anteriores, desta vez, ficou comprometida e não deu vazão suficiente ao grande volume das águas da forte chuva que durou mais de quatro horas. Segundo informações não oficiais o volume da forte chuva do dia 25 equivale a chuvas de uma semana inteira. Portanto, os problemas se deram por causa de fatores naturais.
O diálogo com os moradores foi tranquilo e eles compreendem a causa do problema.
Algumas ações emergenciais estão sendo adotadas de imediato. A primeira ação é a providência do escoamento das águas de futuras chuvas para que os moradores não sejam prejudicados ainda mais; Outras ações estão sendo tomada pelo Secretário Municipal de Assistência Social, Sr. José Maria que visitou pessoalmente as famílias desabrigadas e acionou a Defesa Civil. As residências condenadas foram interditadas e as famílias receberam atenção da prefeitura que as cadastrou e providenciou moradias provisórias através de “aluguel social” e alimentação (cestas básicas). “Essa é uma determinação pessoal do Prefeito Paulinho que nos pediu, pessoalmente, que déssemos total atenção às famílias atingidas”, disse Zé Maria.
Por Rubem Gama
Verba federal! Fez pelo menos uma vez, a sua obrigação.