Evento

Em Mucuri, os ventos sopram a favor e cidade pode fazer parte do Circuito Nacional de Kitesurfe

Kitesurfe1
Carlos Mário “Bebê”, campeão nacional de kitesurfe

Se o vento continuar soprando em favor de Mucuri, e ele já nos dá sinais que sim, o município de Mucuri pode entrar para o Circuito Nacional de Kitesurfe.
Kitesurf, kiteboarding ou mesmo flysurf é um desporto aquático que utiliza uma pipa (comumente chamada pelos praticantes de kite) e uma prancha com ou sem alças (uma estrutura de suporte para os pés). A pessoa, com a pipa presa à cintura através de um dispositivo chamado trapézio, coloca-se em cima da prancha, comanda o kite com a barra, e sobre a água, é impulsionada pelo vento que atinge pipa. Ao controlá-lo, através de uma barra, consegue se deslocar ( orçar ou arribar) escolhendo um trajeto, pegando ondas ou realizando saltos. Este esporte, relativamente recente, encontra-se num momento de grande popularidade e em crescente prática no Brasil, e no mundo.
Segundo o prefeito Paulo Alexandre e seu braço direito Silvinho, eles estão trabalhando para que isso aconteça. No dia 14 de novembro, aconteceu em Mucuri o 3º Festival de Kitesurfe de Mucuri, evento realizado pela Prefeitura de Mucuri, com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Mucuri (ACE) e Associação de velejadores.

Kitesurfe2
O ponto alto do evento foi a presença do cearense Carlos Mário “Bebê”. Campeão Nacional na categoria profissional, “Bebê” é um dos melhores atletas do mundo. Suas acrobacias deixaram extasiados todos que assistiam ao espetáculo.
Outra presença de destaque foi do campeão nacional modalidade amador, Felipe Augusto Macedo. Expoente do esporte no Brasil, Felipe já havia participado do Festival de Mucuri no ano passado, e gostou tanto que retornou para mostrar suas manobras de freestayle.
O vento favorável levou à praia de Mucuri 101 kitesurfistas, 70 deles competidores. As competições aconteceram de três modalidades. Na modalidade iniciante, o primeiro lugar ficou com Cheriel, de Trancoso (BA), o segundo com Patrick, de Conceição da Barra (ES), e o terceiro com Maicon, de Guriri (ES).
Na modalidade Open, o primeiro lugar ficou com um competidor de Caraíva (BA), Igor Cobrinha. A segunda colocação ficou para Gaban, de Porto Seguro (BA). Felipe Macedo, de Cachoeiro de Itapemirim (ES), ficou em terceiro.
O baiano Marli, de Porto Seguro, levou a melhor na modalidade Big Hair e foi o grande campeão. A segunda colocação ficou com o capixaba Ícaro, de Piúma. Gaban, segundo colocado na modalidade Open, ficou em terceiro na modalidade Big Hair.
Para o secretario de Juventude, Esporte e Lazer de Mucuri, Cleuber Rios, Mucuri entra em um novo momento de exploração de suas riquezas naturais, com a recuperação de parte da orla que sofreu com a erosão marítima investir em eventos como o do Kitesurf é se credenciar para um novo patamar de eventos desse gabarito, “ temos que lembrar ainda de Costa Dourada com sua vocação para o parapente e surf, esportes que também precisamos inserir no nosso cardápio de opções”

Por Rubem Gama Рcom informa̵̤es de wikip̩dia e Ascom/PMM; Imagens Ascom/PMM

Rubem Gama

*Servidor público municipal, acadêmico de Direito, jornalista (MTB nº 06480/BA), ativista social, criador da Agência Gama Comunicação e do portal de notícias rubemgama.com. E-mail: contato@rubemgama.com

Deixe uma resposta