Mucuri: Profissionais da saúde passam por capacitação com psicóloga referência em saúde mental
“Me sinto muitÃssimo orgulhoso em conduzir uma administração que é referência em saúde mental no paÃs inteiroâ€. A frase é do prefeito de Mucuri, Paulinho de Tixa, e pode soar como um exagero para quem nunca precisou dos serviços prestados nesta área no municÃpio. Mas o gestor garante que não é.
Na última sexta-feira 15 iniciou-se mais uma etapa do Projeto de Recursos Formativos da Raps Rede de Ação PolÃtica pela Sustentabilidade. Este projeto teve inÃcio no ano passado, quando Mucuri foi contemplado a receber uma capacitação especial e inédita, ofertada apenas a municÃpios que já executam um trabalho primoroso com portadores de transtornos mentais.
Na primeira fase, vinte profissionais de Mucuri foram selecionados para participar de um intercâmbio no municÃpio de São Lourenço do Sul, no estado do Rio Grande do Sul. A cada mês, dois profissionais passaram 30 dias vivenciando a experiência de modelos de sucesso no tratamento à portadores de transtornos psÃquicos.
Agora, é a vez dos profissionais de São Lourenço trazerem um pouco da sua experiência à Mucuri. Na última sexta-feira 15, a psicóloga, técnica e coordenadora de saúde mental Graziela Vasques veio do Sul do paÃs para levar seu conhecimento aos profissionais de saúde de Mucuri, de todas as áreas. O encontro aconteceu durante todo o dia no plenário da Câmara de Vereadores.
Esses encontros acontecerão uma vez por mês, até novembro. Nos próximos eventos, estão previstas formação para profissionais da Assistência Social e até do Poder Judiciário. A proposta do projeto é levar um atendimento cada vez mais humanizador aos pacientes portadores de deficiência mental e suas famÃlias, tão marcadas pelo preconceito.
A história do tratamento psÃquico no Brasil e no mundo é manchada por verdadeiras atrocidades. Mas Mucuri é um dos exemplos no paÃs de uma gestão que quer reescrever este capÃtulo triste da nossa história. Formações como essa tem como missão escrever para cada paciente que passa pelo atendimento dos profissionais de saúde um final feliz.
Via Teixeira News