Emprego e Cursos

SEC oferece mais de 9 mil vagas em cursos técnicos para estudantes na Bahia; veja como 

Matrícula para 9 mil vagas nos cursos técnicos do Proeja segue aberta até 7 de agosto — Foto: Ascom/SEC-BA
Matrícula para 9 mil vagas nos cursos técnicos do Proeja segue aberta até 7 de agosto — Foto: Ascom/SEC-BA

A Secretaria de Educação do Estado (SEC) está com inscrições abertas para nove mil vagas em cursos técnicos gratuitos, pelo Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Os interessados devem realizar a matrícula até quarta-feira (7).

As oportunidades são oferecidas para estudantes de 18 anos ou mais que não concluíram o ensino médio na idade regular São 26 opções de formações técnicas, ofertadas em 150 municípios dos 27 Territórios de Identidade da Bahia. A lista das cidades, unidades escolares e cursos está disponível no Portal da Educação.

Entre os cursos técnicos oferecidos estão os de administração, informática, agricultura, análises clínicas, gastronomia, biotecnologia, guia de turismo, logística, segurança do trabalho, nutrição e dietética, serviços jurídicos e saúde bucal.

Para efetuar a matrícula, o candidato deverá se dirigir à unidade escolar ofertante do curso escolhido da sua cidade e entregar os seguintes documentos:

  • original do Histórico Escolar;
  • original e cópia legível do Registro Geral (RG);
  • original e cópia legível do Cadastro de Pessoal Física (CPF);
  • original e cópia legível do comprovante de residência (água, luz, telefone móvel, gás encanado, internet, contrato de aluguel, IPTU, cartão de crédito ou TV por assinatura), o qual deve constar data recente de emissão;
  • original e cópia da respectiva Carteira de Vacinação devidamente atualizada.

Os cursos técnicos da Proeja Médio têm duração de cinco semestres letivos e o pré-requisito é ter concluído o ensino fundamental e suas modalidades ou ensino médio incompleto.

De acordo com a SEC, os estudantes matriculados nessa modalidade podem participar do ranking do Programa Primeiro Emprego, do Governo do Estado, com a possibilidade de conquistar uma vaga e ser reinserido no mundo do trabalho, na área de sua formação técnica.

Por g1 BA

Rubem Gama

*Servidor público municipal, acadêmico de Direito, jornalista (MTB nº 06480/BA), ativista social, criador da Agência Gama Comunicação e do portal de notícias rubemgama.com. E-mail: contato@rubemgama.com

Deixe uma resposta