CTA e PSFs se reúnem para oferecer serviços de saúde e cidadania na feira livre de Itabatã
Quem passou pela feira livre do Mercado Municipal de Mucuri no sábado e no Mercado Municipal de Itabatã no domingo, pôde desfrutar de uma série de serviços ofertados pela Secretaria Municipal de Saúde por meio do CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento e por Unidades Básicas de Saúde da Família. A ação visa aproximar a população dos órgãos municipais de saúde que prestam auxílio aos munícipes, por meio de ações em que os órgãos vão até aos pacientes.
Somente neste domingo (21/04), o CTA reuniu os PSFs 04, 05, 07, 10 e 12. O objetivo da ação é levar assistência à saúde aos trabalhadores da feira livre e aos clientes, onde muitos devido sua ocupação profissional e carga horária nas suas funções não conseguem ir à unidade de saúde nos dias úteis e, por isso, os atendimentos vão até estas pessoas com uma série de atividades de saúde e prevenção a doenças, onde na maioria das vezes a pessoa atendida nem sabe que tal doença já havia se manifestado e por meio de um simples teste é descoberta, daí surge o encaminhamento e a necessidade do tratamento logo no início.
Segundo a enfermeira Lucilene Souza, coordenadora do PSF 010 do bairro Cidade Nova, em Itabatã, o número de participantes aumenta consideravelmente a cada edição, consolidando o trabalho como uma das principais ações de promoção à saúde em plena feira livre. Ela explicou que a feira foi escolhida desde o início do projeto, porque favorece o atendimento não apenas dos trabalhadores da feira, mas também de moradores que possuem dificuldades em encontrar tempo livre para buscar a devida assistência por causa da atividade profissional e, no dia da feira é uma boa oportunidade para os profissionais encontrá-los.
Nestas ações que acontece uma vez por mês em Mucuri e Itabatã, são realizadas palestras, rodas de conversa e atividades educativas, com orientações sobre os cuidados essenciais com a saúde, a prevenção e tratamento de doenças, além de aplicação de vacinas e atualização do cartão de vacinação, verificações de pressão arterial, testes de glicemia, distribuição de kits de saúde bucal e outros serviços. O evento acontece simplesmente para facilitar a vida das pessoas que não vão aos seus PSFs e esta necessidade de encontra-los tem sido cada vez maior, pois os profissionais de saúde têm salvado muitas vidas nestas ações, evitando precocemente doenças que seus portadores ainda não sabiam da sua existência.