Prefeitura de Mucuri realiza mais 13 cirurgias de vesícula no Hospital São José de Itabatã
Nesta última quarta-feira, dia 10 de abril, o Hospital São José de Itabatã realizou com sucesso mais 13 cirurgias de vesícula por videolaparoscopia. As intervenções fazem parte de um plano de ação da Prefeitura Municipal de Mucuri, em parceria com o HSJ, iniciado há três anos, em 2021. As cirurgias de vesícula por videolaparoscopia são minimamente invasivas, utilizando pequenos cortes e permitindo uma recuperação mais rápida e menos dolorosa para o paciente.
Saúde da Comunidade
Essa iniciativa é fruto de um projeto estabelecido entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital São José de Itabatã, contando com o apoio de uma equipe multidisciplinar altamente qualificada. A equipe médica inclui três dos profissionais mais renomados da região: Lauro Oscar de Lima Júnior, especialista em cirurgia geral e coloproctologia; Raphael dos Santos Matos, especialista em cirurgia geral de cabeça e pescoço; e Manoel Pedro Rodrigues Soares Filho, especialista em anestesiologia.
Saúde de Qualidade
O secretário Municipal de Saúde de Mucuri, o farmacêutico bioquímico Fernando Jardim, destaca os inúmeros feitos na saúde de Mucuri, graças ao comprometimento e vontade política do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (UB), que nunca mediu esforços para investir e buscar parcerias necessárias para que o setor da saúde pública de Mucuri obtivesse destaque e bons resultados junto à comunidade mucuriense.
“Diante dos resultados alcançados no município, primeiramente precisamos agradecer ao prefeito Robertinho por sua atuação incansável em prol da nossa saúde pública. Sua orientação é clara: oferecer o melhor atendimento possível à nossa comunidade. Por isso, sempre buscamos aprimorar nossos serviços, e a parceria com o Hospital São José é um exemplo disso. Contamos com uma equipe de profissionais excepcionais, que garantem cirurgias seguras e eficientes. A saúde pública de Mucuri é uma outra realidade diante do que herdamos outrora e, vamos continuar trabalhando para oferecer cada vez mais serviços de qualidade à nossa população”.
Gratidão e Reconhecimento
Para o secretário Fernando Jardim, o Hospital São José de Itabatã não é só a grande referência do município como também trata-se de uma unidade com serviços amplos, que além de cirurgias de pequena e média complexidade oferece qualidade e bem-estar à população.
“Devemos reconhecer a importância para todos nós mucurienses a presença do Hospital São José pela disponibilidade oferecida e pelo profissionalismo de toda a equipe. Nossos agradecimentos em especial aos médicos Lauro Junior, Raphael Matos e Manoel Pedro por sua expertise e compromisso com o bem-estar dos nossos pacientes. Essa parceria tem sido fundamental para o sucesso das cirurgias de vesícula e de outras espécies em nosso município”.
Alerta: Sinais de Pedra na Vesícula
É importante estar atento aos sinais e sintomas que podem indicar a presença de pedras na vesícula. O médico Carlos Cunha, especialista em medicina da família, explica os principais alertas:
1 – Dispepsia: Sensação de mal-estar após as refeições, podendo incluir regurgitação e peso no estômago. Esse sintoma se intensifica com o consumo de alimentos gordurosos, frituras e chocolate.
2 – Dor: Dor abdominal intensa no quadrante superior direito, que pode irradiar para as costas e o ombro. A dor geralmente piora após refeições gordurosas.
3 – Febre e Vômito: Em casos mais graves, pode haver febre e vômito, indicando colangite infecciosa, uma complicação da cólica biliar.
4 – Icterícia: Coloração amarelada da pele, olhos e mucosas, devido ao acúmulo de bile no fígado.
Em caso de qualquer um desses sintomas, procure atendimento médico imediatamente.
Prevenção: Cuidados com a Saúde
Para prevenir a formação de pedras na vesícula, é importante manter uma dieta saudável, com baixo teor de gordura e rica em fibras. Praticar atividade física regularmente e controlar o peso também são medidas importantes.
Lembre-se: A saúde é um bem precioso. Cuide-se e procure atendimento médico sempre que necessário.