Destaques

Curso de auxiliar de cozinha ativa empreendedorismo feminino e qualificação profissional em Mucuri

A Prefeitura de Mucuri através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo em parceria com o COMTUR – Conselho Municipal de Turismo e a empresa Suzano Papel e Celulose realizaram nos dias 08 e 09 de agosto mais uma oficina de aperfeiçoamento profissional.

Iniciando com a oficina de drinks e coquetéis, os momentos de aprendizado têm se consolidado nas agendas de qualificação para profissionais e autônomos do município. A Oficina de Formação Profissional para Auxiliar de Cozinha recebeu aproximadamente 40 inscrições e as aulas contaram com instruções teóricas e práticas diversas, ministradas pela chef Renata de Almeida.

Os assuntos abordados vão de técnicas de preparação, cozimento e reações químicas a gestão de estoques, compras, segurança e higiene alimentar. Além disso, a chef ainda apresentou noções básicas de culinária e introdução à gastronomia, importância da nutrição e planejamento, dicas diversas sobre corte correto da carne, saladas e empratamento.

Ao final da Oficina, as autoridades envolvidas parabenizaram o empenho e comprometimento dos participantes em buscar desenvolvimento profissional.

O Secretário de Educação, professor Dalmo Costa de Souza acompanhou o último dia de Oficina e destacou a importância da busca pelo investindo em aprendizado que pode ser revestido em empregabilidade e renda, principalmente para o crescimento profissional das merendeiras das Escolas Municipais.

Para a Educadora Cultural Luzinete Souto oferecer o curso vai de encontro com a missão de desenvolver pessoas assumindo como compromisso a qualidade da educação profissional, proporcionando uma melhor qualidade de vida, emprego e renda.

Durante a entrega dos certificados, a chef Renata de Almeida comentou sobre a gratidão de partilhar conhecimento com um público tão expressivo. “Voltarei em breve com novas oficinas e espero que tenhamos mais participantes”, acrescentou.

Hilda Fontoura já possui experiência há mais de 6 anos com restaurante, recentemente focando sua produção em saladas e para ela, essa foi uma ótima oportunidade de aprender mais, principalmente com os ensinamentos da chef Renata sobre temperos e saladas.

O Projeto Formação Profissional para Geração de renda no Território Extremo Sul da Bahia, pertencente ao Programa Meta Linha Pobreza para pessoas em vulnerabilidade social proporcionado pela Suzano através das parcerias municipais prevê ainda outras agendas de capacitação e serão divulgadas em breve, como por exemplo, Oficina de Fabricação de Biscoitos Artesanais, Panificação, Garçom e Confeitaria profissional.

Rubem Gama

*Servidor público municipal, acadêmico de Direito, jornalista (MTB nº 06480/BA), ativista social, criador da Agência Gama Comunicação e do portal de notícias rubemgama.com. E-mail: contato@rubemgama.com

Deixe uma resposta