Copa: No primeiro dia das oitavas, futebol volta a ter lógica
Na Copa do Mundo das zebras, o primeiro dia das oitavas de final foi marcado pela lógica. Holanda e Argentina, duas favoritas do sábado –pelo ranking da Fifa, pelo histórico em Mundiais e pelas casas de apostas– venceram seus duelos contra Estados Unidos e Austrália. As duas seleções se enfrentam nas quartas de final, na sexta-feira (9), às 16h (horário de Brasília).
O Mundial do Qatar teve uma fase de grupos marcada por resultados improváveis, inéditos, ou ambos. A própria seleção argentina foi quem inaugurou a temporada de surpresas, com derrota por 2 a 1 contra a Arábia Saudita, na primeira rodada do Grupo C. Todas as outras campeãs mundiais foram surpreendidas, à exceção da Inglaterra.
No Grupo E, Alemanha e Espanha foram derrotadas pelo Japão, pelo mesmo placar: 2 a 1. Os resultados acabaram eliminando os alemães e empurraram os espanhóis para o segundo lugar da chave.
Embora em outro contexto, França e Brasil também foram surpreendidas, ambas por rivais africanos. A França escalou um time irreconhecível, com dois laterais improvisados e perdeu pela primeira vez para a Tunísia (1 a 0) em jogos oficiais.
Já a seleção brasileira, com 9 mudanças com relação à vitória sobre a Suíça, caiu diante de Camarões, também por 1 a 0. O gol de Vincent Aboubakar foi histórico porque deu aos camaroneses a primeira vitória de uma seleção do continente africano contra o Brasil em Copas do Mundo.
Diante desta coletânea de surpresas, as oitavas de final se apresentavam como chance de novos resultados pouco habituais. Segunda colocada no Grupo B, com uma vitória e dois empates, a seleção dos Estados Unidos (16ª no ranking da Fifa) tentava surpreender a Holanda (8ª), mas caiu por 3 a 1.
Na outra partida do dia, a Austrália (38ª colocada) jogava o segundo jogo de oitavas de final de sua história em Copas do Mundo, mas não resistiu à Argentina (3ª), no jogo número 1.000 de Lionel Messi, mas também não conseguiu: foi superada por 2 a 1.
Via Uol