Câncer mortal pode ser identificado durante as refeições. Entenda
O câncer de ovário é uma doença silenciosa e pode ser fatal. Oncologista aponta efeitos no organismo que ajudam no diagnóstico precoce
O câncer de ovário causa cerca de 3.921 mortes anualmente no Brasil e é a segunda neoplasia ginecológica mais comum, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). A condição é considerada silenciosa por não apresentar sintomas específicos.
Algumas mudanças no estado de saúde devem, entretanto, alertar as mulheres para que investiguem a possibilidade de câncer de ovário. Nesta neoplasia, assim como nas outras, a detecção precoce aumenta as chances de sucesso no tratamento.
- Sensação de saciedade precoce;
- Náuseas;
- Vômito;
- Edema (inchaço) dos membros inferiores
“Os ovários são estruturas pélvicas, então um tumor ovariano tem espaço para crescer até chegar ao abdômen superior. Quando isso acontece, ele começa a comprimir o intestino, o estômago e os vasos sanguíneos e linfáticos, causando os sintomas apontados”, explica a oncologista Janyara Teixeira de Souza e Silva.
Outros sintomas
A médica explica que, no geral, os tumores malignos provocam alterações sistêmicas relacionadas à perda de peso não intencional, além de fadiga e astenia, que é a falta de força física.
Ao perceber a persistência desses sintomas, é importante realizar uma consulta médica para investigação. Dessa forma, será possível fazer diagnósticos rápidos e precisos, o que é um diferencial para o tratamento de doenças como o câncer.