Destaques

As obras de macrodrenagem e requalificação de ruas como preparativos do asfalto chegam às etapas finais em Mucuri

A Prefeitura Municipal avança com as obras de macrodrenagem e requalificação de avenidas e ruas da cidade de Mucuri. A frente de trabalho avança atualmente na principal avenida comercial da cidade, a Avenida Central, no centro de Mucuri, onde estão sendo executadas obras de drenagem, macrodrenagem e requalificação da sua pavimentação para que seja completamente asfaltada, igualmente outras avenidas da cidade que já foram drenadas e asfaltadas.

O secretário Municipal de Obras, Planejamento e Serviços Urbanos de Mucuri, o engenheiro civil Victor Augusto Souza Santos informou que a obra entra em fase de serviços finais no centro da cidade com interligação de ramais de piscinões subterrâneos e canalização em aduelas, onde estão sendo construídas, além da nova rede de drenagem, estão sendo implantadas também, caixas secas por toda cidade e atualmente contempla a Avenida Central, cujas caixas secas no último temporal com chuva de granizo na cidade de Mucuri na noite do último dia 17 de maio, provou que o sistema funciona.

O secretário de obras Victor Augusto lembra que a obra já vem melhorando o escoamento de águas pluviais da cidade com a conclusão da macrodrenagem e toda população está sendo impactada com o benefício e, explica que para atingir o resultado esperado, a rede de drenagem pluvial está sendo constituída por meio de investimentos nos materiais adequados, a exemplo do tubo de concreto que é uma alternativa usual para esse tipo de obra, por apresentar como vantagem a possibilidade de ser utilizado para qualquer nível de carga.

O prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (UB), disse que a ausência de chuvas no município nas últimas semanas tem propiciado que as equipes da empresa contratada consigam executar os trabalhos com mais agilidade. “A conclusão desta obra beneficiará todo o município, porque além de Mucuri, o distrito de Itabatã também está recebendo obras dessa natureza, evitando que ruas e canais sofram problemas com o mal desempenho do escoamento das águas pluviais”, disse o prefeito.

E acrescentou: “A avenida Central, por exemplo, a principal avenida comercial de nossa cidade, quando chovia era ‘um deus nos acuda’, portanto, esta obra que estamos executando é para resolver esta problemática ou no mínimo amenizar, porque também não devemos desafiar as causas naturais, mas uma coisa é certa, estamos solucionando uma situação para que casas e estabelecimentos não sofram novos possíveis alagamentos e enchentes”, disse o prefeito Robertinho.

A engenheira civil Maria Amália, da Construtora Pavicol, empresa responsável pela obra, lembra que a rede de drenagem pluvial é um sistema que passa despercebido pelos olhos da população, mas que desempenha papel fundamental para o bom funcionamento da zona urbana da cidade, principalmente em períodos com grandes quantidades de chuvas. E em Mucuri, explica a engenheira Maria Amália, as ruas estão sendo reparadas em um todo, drenagem e requalificação do pavimento para receber massa asfáltica, motivo pelo qual, a rede de drenagem precisa ser de boa qualidade.

Em alguns pontos as obras de asfaltamento começaram e tiveram que parar na cidade de Mucuri, para que as equipes recuperassem a rede pluvial e, somente uma vez, as ruas com a rede de drenagem em dia, a massa asfáltica está voltando a ser aplicada. São redes subterrâneas de escoamento que estão sendo construídas e recuperação do calçamento antigo.

A também engenheira civil Adriana Alves esclarece que a Pavicol continua recuperando vários trechos do calçamento das ruas do centro antigo da cidade, instalando caixas secas em pontos estratégicos, recuperando pontos de drenagem, nivelando ruas e substituindo bloquetes em vários pontos do calçamento da cidade de Mucuri, notadamente em ruas onde o pavimento asfáltico vai passar. A engenheira civil Adriana Alves lembra que com a troca de manilhas e a construção de novas galerias coletoras, a nova obra irá minimizar os problemas, como alagamentos e entupimentos das caixas coletoras durante as fortes chuvas.

Em Mucuri o asfaltamento está contemplando 17 principais ruas do centro da cidade, razão pela qual, está havendo a execução de diversas frentes de serviços de melhorias na rede pluvial para depois receber o asfalto. As obras de asfalto estão alcançando praças, avenidas e ruas no centro urbano da cidade e algumas vias públicas alternativas de bairros centrais. As vias estão ganhando obras de drenagem, recomposição e recapeamento asfáltico em CBUQ – Concreto Betuminoso Usinado a Quente.

Nesta primeira etapa, o asfalto está chegando nas seguintes ruas: Avenida Central, Rua Belo Horizonte, Rua Oscar Teixeira Siqueira, Rua Diamantina, Rua Santarém, Rua Juscelino Kubitscheck, Rua Nova Viçosa, Rua Raul Gazzinelli, Rua Paquetá, Rua Ilhéus, Rua São José, Rua Jovita Fontes, Rua Pedreira Franco, Rua Severino Vieira, Rua Rui Barbosa, Rua Almenara, alamedas, travessas, canteiros e praças da cidade de Mucuri.

Rubem Gama

*Servidor público municipal, acadêmico de Direito, jornalista (MTB nº 06480/BA), ativista social, criador da Agência Gama Comunicação e do portal de notícias rubemgama.com. E-mail: contato@rubemgama.com

Deixe uma resposta