Prefeitura realiza 60 exames de campimetria computadorizada em pacientes sob acompanhamento em Mucuri
O município de Mucuri avança no cuidado à saúde da população e na área da visão, nesta terça-feira (07), todos os pacientes da Sede e Assentamentos passaram por exames de campimetria computadorizada.
Os exame de campimetria computadorizada são realizados utilizando equipamentos eletrônicos e podem oferecer ao paciente um diagnóstico mais preciso. Ele também é conhecido como perimetria computadorizada e pode ser monocular, ou seja, realizado em apenas um dos olhos, ou binocular, realizada nos dois. e ajuda a identificar e perceber os estímulos da visão periférica da pessoa.
Nesta ação, foram realizados os exames agendados para os pacientes que já são acompanhados. Após a verificação da pressão intraocular, identificada a necessidade, os pacientes receberam gratuitamente o colírio adequado para a continuidade de seus tratamentos.
“Essa Ação da Secretaria de Saúde é muito importante, e vem buscando atender os pacientes com glaucoma e identificar outras situações em saúde da visão, realizando a entrega de colírios para os casos específicos, medicações de alto custo para o paciente e indispensáveis para o tratamento. Hoje foram aproximadamente 60 pacientes atendidos, isso representa maior comodidade a esses cidadãos, pois evita que saiam da nossa cidade para fazer os exames em cidades vizinhas”, explica o secretário Municipal de Saúde de Mucuri, o farmacêutico bioquímico Fernando Jardim.
O glaucoma é uma doença que surge a partir do aumento da pressão intraocular, propiciando a destruição das células do nervo óptico e causando cegueira, caso o paciente não seja tratado corretamente.
Entre os sintomas mais frequentes da doença estão as manchas escuras no campo visual periférico. Apesar de ainda não ter cura, existem diversas formas de controle da doença. Quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores são as probabilidades de evitar a perda da visão do paciente.
Nesta quarta-feira (08) e quinta-feira (09), a mesma ação do exames de campimetria, acontecerá no distrito de Itabatã, na Casa do Futuro, ofertando também o atendimento aos pacientes das comunidades de Taquarinha, Belo Cruzeiro, 31 de Março, Nova Brasília, Cruzelândia, São Jorge e Ibiranhém, todos encaminhados para o local dos exames, com o transporte disponibilizado pela Prefeitura Municipal.