Polícia

Crime Eleitoral em Mucuri: Qual é o preço de cada título de eleitor confeccionado para quem não pega fila e/ou marca por telefone?

titulo eleitor

Depois do japonês bandido ex-chefe do cartório de Mucuri e que tinha “cara de bom moço”, que cometeu vários crimes e foi preso, nos chega o igualmente “cara de bom moço” Glauco Frutuoso que de bom moço não tem nada.

O servidor Glauco Frutuoso transforma o Cartório Eleitoral de Mucuri em extensão de sua casa e comete crime eleitoral e contra a Administração Pública favorecendo cidadãos do seu circulo de amizade em detrimento do direito dos cidadãos que enfrentam fila.

O Chefe do Cartório Eleitoral de Mucuri, Sr Glauco Frutuoso, descumpre o Estatuto do Servidor Público, que obriga o servidor a cumprir com seriedade, celeridade e imparcialidade suas funções. Além de descumprir o princípio da Indisponibilidade do Bem Público prejudicando a coletividade.

PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Também fere alguns dos princípios básicos da Administração Pública que podem ser elencados em doze princípios que são permanentes e obrigatórias ao servidor. São a: legalidade, moralidade, impessoalidade ou finalidade, publicidade, eficiência, razoabilidade, proporcionalidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, motivação e supremacia do interesse público.

Ao tomar conhecimento de que há dias o servidor público, Glauco Frutuoso, responsável pelo Cartório Eleitoral de Mucuri vem fazendo daquela instituição, a extensão da sua propriedade, favorecendo seus “amigos” e sua companheirada como vereadores e pré-candidatos a vereadores, resolvi investigar esta situação.

Dia 29/04/2016

Na sexta-feira (29), a equipe do nosso Blog chegou ao Fórum Pedro Fontes por volta das 06:30 da manhã.  Começamos a conversar com as pessoas da fila e fomos informados que todos eles haviam pernoitado do lado de fora do Fórum e que a maioria havia chegado ao local às 18h30min e 19h00min do dia anterior (28). Fizemos a contagem das pessoas que estavam na fila e, surpreendentemente, haviam 152 pessoas.

As 07h00min, os portões do Fórum foram abertos e foram distribuídos pelos funcionários do Cartório Eleitoral, aparentemente setenta fichas de atendimento (vinte prioritários e cinquenta comuns). As demais pessoas da fila, que haviam passado a noite no relento para serem atendidas, foram orientadas pelos funcionários a voltarem para suas casas e retornarem outro dia, pois, só atenderiam aquelas “setenta” pessoas que receberam as senhas. Eu digo aparentemente setenta fichas porque, ao conferir as fichas/senhas na fila, verifiquei que não havia uma sequência correta. Haviam falhas nas sequência dos números das senhas: Exemplo: Foram distribuídas as senhas 01,02,03,04,05, daí, saltava para as senhas 10,11,12,13,14,15… Saltava mais cinco e ia direto para as senhas de números 20, 21, 22, 23, 24, 25 e assim por diante. Desta forma, constatamos em seguida através de observações e informações dos próprios servidores auxiliares do chefe do Cartório  que o Sr. Glauco Frutuoso marcava atendimento extra via telefone para aquelas pessoas que, segundo o funcionário, “tinha amizade com o chefe”.

ATENDIMENTO VIP

Instantâneo 1 (01-05-2016 07-59)
Glauco Frutuoso agredindo o blogueiro Rubem Gama

Para termos certeza de que o Dono do Cartório estava cometendo crime contra a administração pública como: favorecimento ilícito e abuso de autoridade e, possivelmente, extorsão. Permanecemos no Fórum Pedro Fontes até que fosse atendida a última senha/ficha. Foi aí que descobrimos o que realmente acontece no Cartório Eleitoral de Mucuri, no apagar das luzes… O sr. Glauco recomeçou um atendimento seletivo, priorizando seus amigos e indicados de vereadores  e assessores de vereador que chegavam ali após as 14 horas, acompanhados dos seus eleitores com o intuito de tirarem/transferirem títulos. Tentando mostrar ao servidor do cartório que ele estava agindo errado e que ainda havia remanescentes “da madrugada passada” presentes no fórum a fim de tirarem/transferirem seus títulos, fui surpreendido por ameaças e palavras de “saia daqui”, “o que você está fazendo aqui”, “não atrapalhe a minha vida”, “vou chamar a polícia” e até com agressão física me colocando contra a parede, literalmente. O resto, o boletim de ocorrência que registrei falará por mim.

DETALHE

O Cartório eleitoral, no dia 29/04, funcionou a todo o vapor imprimindo Título de Eleitor a torto e a direito até às 20h00min. Quem foram os beneficiados? Eu sei e o Ministério Público também já sabe.

PERGUNTAR NÃO OFENDE…

Distribuíram, supostamente, setenta fichas numa fila que havia cento e cinquenta… Será que, se o Glauco Frutuoso fosse um servidor honesto não daria para atender, até às 20h:00min, todas aquelas pessoas sofridas que passaram a noite na fila com frio?

ASSISTAM O VÍDEO COMPLETO DA INVESTIGAÇÃO DO “DONO” DO CARTÓRIO ELEITORAL DE MUCURI:

 

Por Rubem Gama

 

Rubem Gama

*Servidor público municipal, acadêmico de Direito, jornalista (MTB nº 06480/BA), ativista social, criador da Agência Gama Comunicação e do portal de notícias rubemgama.com. E-mail: contato@rubemgama.com

Deixe uma resposta