Indiano de 3 anos torna-se o mais jovem da história a obter ranking no xadrez
Aos três anos, sete meses e 20 dias, o indiano Sarwagya Singh Kushwaha tornou-se o jogador mais jovem da história a obter um ranking oficial da FIDE (Federação Internacional de Xadrez).
O feito supera a marca estabelecida no ano passado por Anish Sarkar, de Kolkata, que alcançou o índice aos três anos, oito meses e 19 dias.
Natural do distrito de Sagar, no estado de Madhya Pradesh, Kushwaha já contabiliza um rating de xadrez rápido de 1.572, mesmo enquanto ainda frequenta a educação infantil.
“É um motivo de grande orgulho e honra para nós que nosso filho tenha se tornado o jogador de xadrez mais jovem do mundo a alcançar um ranking na FIDE… Queremos que ele se torne um grande mestre”, afirmou Siddharth Singh, pai do garoto, ao canal indiano ETV Bharat.
Para obter uma classificação oficial, a FIDE exige que o jogador derrote ao menos um adversário com ranking internacional. O prodígio venceu três desses oponentes em competições realizadas em Madhya Pradesh e em outras regiões da Índia, consolidando seu novo recorde.

