ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Lei que altera licenciamento ambiental pode impactar hidrovias, diz PPI


O Congresso Nacional avalia derrubar parte dos vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à lei que altera regras do licenciamento ambiental. Entre as preocupações do governo, está a possibilidade da derrubada do veto à dispensa de licença ambiental para dragagens.

Lula vetou o trecho que dispensava a necessidade de licença ambiental para serviços e obras direcionados à manutenção e ao melhoramento da infraestrutura em instalações preexistentes ou em faixas de domínio e de servidão, incluídas dragagens de manutenção.

De acordo com o secretário Especial para o PPI (Programa de Parcerias de Investimentos) da Casa Civil, Marcus Cavalcanti, a dispensa de licitação de dragagens pode causar impactos ambientais para as hidrovias.

Na avaliação de Cavalcanti, o texto aprovado pelo Congresso Nacional é satisfatório para os portos, mas prejudica o transporte de cargas por rio.

Marcus Cavalcanti participou do evento “Infraestrutura em movimento: desafios para transformar o Brasil” realizado pelo MoveInfra, em Brasília, nesta quarta-feira (22). Na ocasião, o secretário listou os principais desafios para o setor de infraestrutura, como taxa de juros elevada.

BR-319

Segundo o secretário, a modelagem da PPP (Parceria Público-Privada) da BR-319 que está sendo desenvolvida pelo governo vai viabilizar a saída da licença ambiental para a pavimentação da rodovia.

A BR-319 é a principal ligação dos estados do Amazonas e de Roraima com o restante do país. O trecho começou a ser construído em 1968 e nunca foi concluído.

As obras na rodovia estão suspensas desde o fim de julho de 2024, após decisão da Justiça Federal do Amazonas, por falta de controle do desmatamento na região.



Por CNN Brasil

Rubem Gama

Servidor público municipal, acadêmico de Direito, jornalista (MTB nº 06480/BA), ativista social, criador da Agência Gama Comunicação e do portal de notícias rubemgama.com. E-mail: contato@rubemgama.com

Deixe uma resposta