ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Três GCMs são presos em operação contra corrupção no interior de SP


A Polícia Militar e o MPSP (Ministério Público de São Paulo), por meio do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), prenderam nesta segunda-feira (15) três guardas civis municipais durante a Operação Olhos de Águia.

Os mandados foram cumpridos nas cidades de Itapira, Mogi Guaçu e Holambra, no interior paulista.

Segundo as investigações, os agentes exigiam dinheiro de traficantes para não efetuar prisões. Em um dos casos, dois guardas cobraram R$ 5 mil de um suspeito, que não pagou e acabou detido em flagrante. Os GCMs envolvidos neste caso tinham mais de 20 anos de corporação.

Outro agente, que estava há três anos na corporação e prestes a concluir o estágio probatório, é apontado como responsável por extorquir um traficante de forma recorrente: toda vez que o encontrava nas ruas, exigia dinheiro.

De acordo com o promotor Rodrigo Lopes, do Gaeco, as extorsões eram realizadas pessoalmente e a investigação teve acesso a imagens de câmeras que registraram as conversas.

Os presos podem responder por extorsão, corrupção passiva, falso testemunho e falsa comunicação de crime.

O nome “Olhos de Águia” faz referência à capacidade de “ver além das aparências”, já que os crimes foram praticados por quem deveria zelar pelo cumprimento da lei.



Por CNN Brasil

Rubem Gama

Servidor público municipal, acadêmico de Direito, jornalista (MTB nº 06480/BA), ativista social, criador da Agência Gama Comunicação e do portal de notícias rubemgama.com. E-mail: contato@rubemgama.com

Deixe uma resposta