“Overview Effect”: ida ao espaço muda percepção sobre planeta e humanidade
A equipe da Crew-9, composta pelos astronautas Butch Wilmore, Suni Williams e Nick Hague, da Nasa, e o cosmonauta russo Aleksandr Gorbunov, fez um pouso seguro na costa da Flórida na terça-feira (18) após passarem nove meses na Estação Espacial Internacional (ISS).
Além das mudanças no corpo sofridas pelo longo período em órbita, sem gravidade, a ida ao espaço pode trazer alteração na percepção dos astronautas sobre o planeta Terra e a humanidade. Essa mudança é conhecida como “overview effect“, que, traduzindo para o português, significa “efeito de visão geral“.
O termo “overview effect” foi criado pelo escritor e filósofo espacial Frank White em um livro publicado em 1987. Ele se refere à conexão profunda com a humanidade que pode ser estabelecida por um astronauta ao ver a Terra no espaço pela primeira vez.
Em entrevista ao podcast “Houston We Have a Podcast”, da Nasa, White explicou que “a primeira coisa que a maioria das pessoas pensa quando pensa sobre ‘overview effect’ é que não há fronteiras ou limites na Terra”.
“Para a maioria dos astronautas, a sensação é de que a própria Terra é um sistema inteiro, e nós somos apenas uma parte dele. Precisamos pensar em nós mesmos como parte deste sistema orgânico”, comenta White na entrevista. “Podemos ter religiões diferentes, podemos ter políticas diferentes. Mas, no final das contas, estamos conectados. Totalmente conectados. E não apenas com as pessoas, mas com a vida. Estamos totalmente conectados com a vida”, completa.
Segundo relatos de astronautas à White, ver a Terra contra o “pano de fundo” do universo pode ser um processo difícil de ser descrito em palavras. “Você está realmente vendo o universo pela primeira vez de uma forma que nenhum humano viu”, afirma. Segundo o filósofo, a gravidade zero também pode ter efeito sobre como essas percepções ocorrem.
De acordo com a Agência Espacial Canadense (CSA), os astronautas relatam que, após verem a Terra no espaço, é possível perceber o quão frágil o planeta parece ser. “Eles voltam para casa com uma nova mentalidade. Alguns canalizam isso para o ativismo ou a arte”, afirma a agência em um artigo.
“Você pode imaginar um astronauta da Nasa tendo vivido na lua por seis meses, e estado com parceiros internacionais e tudo, e vendo a Terra de longe, e tendo essa percepção de por que estamos lutando uns contra os outros? Você sabe? Por que estamos em conflito? Por que estamos tendo guerras? E eles voltam para a Terra e começam a compartilhar essa consciência, do jeito que nossos astronautas estão fazendo agora”, afirma White ao podcast da Nasa.
“Já estamos vendo astronautas fazerem isso. Eles estão falando sobre essa mudança na consciência, essa mudança na visão de mundo. E ainda assim, ao mesmo tempo, percebendo que é um planeta lindo, está vivo, está sempre mudando. E ainda assim, na superfície, há tanta discórdia e eu gostaria que a beleza e a harmonia do que estou vendo fossem percebidas na superfície”, observa o filósofo.
No entanto, a experiência com o “overview effect” pode ser vivenciada de forma diferente para cada um dos astronautas. Alguns podem se sentir mais conectados com a humanidade e seus entes queridos. Já outros podem se sentir “pequenos” e terem um impacto negativo na saúde mental, de acordo com a CSA.
Para a agência, à medida que as missões espaciais se tornam mais comuns e mais longas, a preparação mental dos astronautas será crucial.
Por que os astronautas não podem fazer sexo no espaço? Entenda