Destaques

Carreta de Mamografia chega a Mucuri e Itabatã para atender mulheres no combate ao Câncer de Mama

A Carreta de Mamografia do Governo da Bahia está chegando a Mucuri para realizar exames de mamografia em mulheres do município, como parte da primeira etapa do Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama, denominado Estratégia Saúde sem Fronteiras. O mutirão é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Mucuri e, tem como objetivo identificar precocemente possíveis casos de câncer de mama, oferecendo um importante serviço de saúde para a população feminina.

As mulheres com idades entre 40 e 69 anos, interessadas em participar do Mutirão de Rastreamento do Câncer de Mama, devem se dirigir à Unidade de Saúde da Família mais próxima de sua residência. É necessário levar uma cópia da Carteira de Identidade (RG) e do Cartão do SUS para realizar o cadastro e garantir o atendimento.

A Carreta Itinerante de Mamografia estará estacionada na cidade de Mucuri entre os dias 19 e 24 de agosto, e seguirá para o distrito de Itabatã, onde permanecerá de 26 de agosto a 04 de setembro. Essa ação busca garantir que as mulheres tenham acesso ao exame de mamografia, essencial para a detecção precoce do câncer de mama, aumentando as chances de tratamento e cura.

Essa iniciativa é parte de um esforço contínuo para promover a saúde das mulheres em toda a Bahia, especialmente em áreas que tradicionalmente têm menos acesso a serviços de saúde especializados. O termo de compromisso firmado entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Mucuri reforça o compromisso de ambas as partes em garantir a saúde e o bem-estar da população. As autoridades locais destacam a importância do mutirão, convidando todas as mulheres da faixa etária contemplada a participarem e cuidarem de sua saúde.

Conforme o secretário Municipal de Saúde de Mucuri, o farmacêutico bioquímico Fernando Jardim, o programa por meio da Carreta Itinerante de Mamografia atenderá das 08h às 18h e, informa que no município de Mucuri mais de 2 mil mulheres estão na faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde, que é considerada como a mais vulnerável e propensa para o aparecimento do câncer de mama. E destaca ainda, que a Carreta Itinerante de Mamografia é um programa da Secretaria da Saúde do Estado e tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando a integralidade do atendimento.

Rubem Gama

*Servidor público municipal, acadêmico de Direito, jornalista (MTB nº 06480/BA), ativista social, criador da Agência Gama Comunicação e do portal de notícias rubemgama.com. E-mail: contato@rubemgama.com

Deixe uma resposta