Mucuri: Convenções definem candidaturas de prefeitos e vereadores neste fim de semana; pressão do estado não terá êxito
Por Rubem Gama
Neste sábado e domingo, (3 e 4 de agosto), o município de Mucuri, será palco de importantes convenções partidárias que definirão parte dos candidatos para as próximas eleições municipais.
Sábado (03)
Às 16h, no Espaço do Português, na Avenida Marieta Gazzinelli 207, em Itabatã, ocorrerá a convenção que oficializará a candidatura do empresário Gecivaldo Maciel de Oliveira, o “Gelson da Padaria” (PSD), para prefeito, e de Marcos José Lorentz Gazzinelli, o “Marquinhos Gazzinelli” (REPU), para vice-prefeito. A coligação apresentará ainda os candidatos a vereadores dos partidos PMB, PT, Partido Verde, PCdoB, Republicanos e PSD.
Às 17h, na quadra da Escola Municipal Antônio João Carletti, também em Itabatã, o ex-prefeito Paulo Alexandre Matos Griffo, o “Paulinho de Tixa” (PSB), será oficializado como candidato a prefeito, tendo como vice o vereador e atual presidente da Câmara, Alexandre Deolinda Seixas, o “Xandão Seixas” (PODEMOS). Durante o evento, também serão anunciados os candidatos a vereadores pelos partidos PSB, Podemos, Agir, Federação Rede e PSOL, Federação PSDB e Cidadania.
Simultaneamente, em Mucuri-Sede, na Pousada Tarumã, localizada na Avenida Central 1629, Bairro Santa Mônica, o Partido Liberal (PL) realizará sua convenção para definir Vilmar Júnior Araújo, o “Júnior da Tarumã”, como candidato a prefeito, e Sargento Jônia como vice-prefeita. Serão também oficializados os candidatos a vereadores do PL.
Domingo (04)
No domingo (04), das 9h às 12h, na Quadra da Escola Luiz Eduardo Magalhães de Mucuri-Sede, será realizada a convenção que oficializará a candidatura de Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (União), para prefeito e Wanderlei Resende “União), para vice. Serão apresentados, ainda, os candidatos a vereadores dos partidos União Brasil, Progressista e Avante.
Eventos em Ordem Cronológica
- Sábado, 3 de agosto, 16h:
- Convenção do PSD e Republicanos:
- Local: Espaço do Português, Avenida Marieta Gazzinelli 207, Itabatã.
- Candidatos: Gecivaldo Maciel de Oliveira, “Gelson da Padaria” (PSD) para prefeito e Marcos José Lorentz Gazzinelli, “Marquinhos Gazzinelli” (REPU) para vice-prefeito.
- Convenção do PSD e Republicanos:
- Anúncio dos candidatos a vereadores pelos partidos PMB, PT, Partido Verde, PCdoB, Republicanos e PSD.
- Sábado, 3 de agosto, 17h:
- Convenção do PSB e Podemos:
- Local: Quadra da Escola Municipal Antônio João Carletti, Itabatã.
- Candidatos: Paulo Alexandre Matos Griffo, “Paulinho de Tixa” (PSB) para prefeito e Alexandre Deolinda Seixas, “Xandão Seixas” (PODE) para vice-prefeito.
- Anúncio dos candidatos a vereadores pelos partidos PSB, Podemos, Agir, Federação Rede e PSOL, Federação PSDB e Cidadania.
- Convenção do PSB e Podemos:
- Sábado, 3 de agosto, 17h:
- Convenção do PL:
- Local: Pousada Tarumã, Avenida Central 1629, Bairro Santa Mônica, Mucuri-Sede.
- Candidatos: Vilmar Júnior Araújo, “Júnior da Tarumã” (PL) para prefeito e Sargento Jônia para vice-prefeita.
- Anúncio dos candidatos a vereadores do Partido Liberal.
- Convenção do PL:
- Domingo, 4 de agosto, 9h:
- Convenção do União Brasil:
- Local: Quadra da Escola Luiz Eduardo Magalhães de Mucuri-Sede.
- Candidatos: Robertinho (União) para prefeito e Vanderlei Resende para vice-prefeito.
- Anúncio dos candidatos a vereadores dos partidos União Brasil, Progressista e Avante.
- Convenção do União Brasil:
Tentativa frustrada do Governo do Estado
Apesar das pressões do Governo do Estado para direcionar candidaturas em diversos municípios baianos ocorridas nesta semana terem obtido êxito na maioria deles, em Mucuri, onde a orientação era para que o ex-prefeito e pré-candidato a prefeito Paulinho de Tixa, retirasse sua candidatura e aceitasse ser candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Gelson da Padaria, a tentativa de interferência do Governo do Estado não obteve êxito, e Paulinho e Gelson não se renderam, mas mantiveram suas posições de oponentes políticos, pelo menos é o que apoiadores do ex-prefeito têm afirmado, e visto que realizarão suas convenções separadamente.
Após as convenções, os partidos têm até o dia 15 de agosto para registrar oficialmente seus candidatos na Justiça Eleitoral. Esse registro é essencial para a participação nas eleições, incluindo a entrega de documentos como declaração de bens, certidões criminais e propostas de governo para candidatos ao Poder Executivo.
A Justiça Eleitoral tem até o dia 12 de setembro para analisar e julgar os pedidos de registro. Durante esse período, os candidatos podem continuar suas campanhas, mesmo que seus registros ainda estejam sendo avaliados. Caso haja irregularidades ou necessidade de substituição de candidatos, os partidos têm um prazo específico para fazer essas alterações.
As campanhas eleitorais podem ser iniciadas oficialmente a partir do dia 16 de agosto. Antes dessa data, qualquer pedido explícito de voto é considerado irregular e pode resultar em multas.
Esses eventos marcam o início de uma intensa jornada eleitoral em Mucuri, onde os candidatos buscarão conquistar o apoio da população para liderar o município nos próximos quatros anos.