Governo da Bahia

Hospital Estadual Costa das Baleias completa um mês de atividades e ultrapassa marca de 3.700 atendimentos

Por Ascom/Secretaria Estadual de Saúde

O Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB), unidade localizada em Teixeira de Freitas e referência para o Extremo Sul baiano, completa nesta quinta-feira (13) um mês de atividades com a marca de 3.778 atendimentos médicos e multiprofissionais, além de 245 cirurgias e 13.831 exames e procedimentos realizados. Neste período, a unidade recebeu 837 pacientes através da Central Estadual de Regulação, atingindo 88% de taxa de ocupação.

Com alta tecnologia e equipamentos de ponta, o HECB realiza diagnósticos e tratamentos de Alta Complexidade em especialidades diversas. Por meio dos Serviços de Hemodinâmica e Neurocirurgia, o hospital já realizou procedimentos como cirurgias e cateterismos cardíacos, angiografias tridimensionais, resseção de tumor cerebral e correção de fraturas em crânio e coluna.

Entre os procedimentos ofertados em seu perfil assistencial, estão ainda procedimentos como artroplastias de joelho e quadril, cirurgias de reconstrução de ligamentos e tratamentos cirúrgicos e clínicos de AVCs. Na área da oncologia, por sua vez, o hospital está apto a realizar procedimentos e tratamentos quimioterápicos e cirurgias oncológicas.

O HECB conta com 216 leitos, sendo 30 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto e pediátrica. “A implantação do Hospital Estadual Costa das Baleias representa, inquestionavelmente, um marco para a saúde pública do Extremo Sul da Bahia. Em trinta dias, além de números expressivos, executamos 100% dos procedimentos de alta complexidade previstos no perfil da unidade. Toda equipe está de parabéns e este é, sem dúvida, um trabalho muito consistente que está apenas começando”, assegurou o diretor geral do HECB, Marco Antônio Andrade.

Pacientes de Teixeira de Freitas representam 39,4% dos atendimentos realizados até então. Para ser atendido na unidade, é necessário encaminhamento via Central Estadual de Regulação (SUREM e Lista Única) ou SAMU. “Vou ser bem sincera, é um atendimento de primeira qualidade. Acho que é melhor que um hospital particular, fomos muito bem atendidos, não tenho o que falar sobre o atendimento, sobre a organização”, compartilhou, entusiasmada, a acompanhante Luziane Rodrigues.

Rubem Gama

*Servidor público municipal, acadêmico de Direito, jornalista (MTB nº 06480/BA), ativista social, criador da Agência Gama Comunicação e do portal de notícias rubemgama.com. E-mail: contato@rubemgama.com

Deixe uma resposta