Idosos recebem orientações sobre prevenção à dengue e outras doenças com a equipe de saúde em Mucuri
Em mais uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti no município de Mucuri, equipes da Secretaria de Saúde do PSF 003 e agentes de combates às endemias realizaram nesta quarta-feira (03), uma palestra educativa, no Lar dos Idosos.
De forma descontraída, a equipe chamou a atenção dos idosos sobre os riscos de deixar água acumulada em recipientes como vasos, baldes, calhas e vários outros. Foi exposto para eles que ações, às vezes cotidianas, como deixar uma lixeira aberta, podem se tornar algo muito prejudicial a todos em sua volta. A mascote fantasiada ainda animou o público presente, alertando sobre os perigos de acumular materiais que podem se tornar criadouros do mosquito. O momento foi de brincadeira, mas a luta é séria e diária.
No município, ao longo do mês tem sido realizadas diversas orientações principalmente nas Unidades Básicas de Saúde, repassando informações acerca das formas de transmissão do vírus. A Dengue, Chikungunya, Zika vírus e Febre Amarela são as doenças transmitidas pelo mosquito, que se prolifera em qualquer local com o mínimo de água, mas especialmente nas áreas com grande densidade populacional.
“Iniciamos um período chuvoso, com temperaturas quentes, ambiente muito propício ao mosquito Aedes aegypti. Todo país está em alerta e nós nos unimos em diversas ações em prol do combate às doenças no município de Mucuri. Levar informação é uma excelente forma de prevenir, principalmente porque os idosos, por exemplo, são ótimos disseminadores de informações”, destacou com cuidado o secretário de saúde, Fernando Jardim.
É importante reforçar que diante de qualquer sintoma, como febre alta, dor no corpo, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas pelo corpo, além de prostração e fraqueza, o paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima para atendimento.