Seminário de Práticas Colaborativas PSE acontece em Alcobaça com participação das equipes de trabalho de Mucuri
O Programa Suzano de Educação – PSE, realizou nesta terça-feira (28) mais um ciclo de encontros em Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs), contando com a participação dos municípios que integram a iniciativa da Suzano Papel e Celulose em parceria com a Comunidade Educativa CEDAC e a Cidade Escola Aprendiz para promover melhorias nos processos formativos com profissionais das secretarias municipais de Educação e de Assistência Social, bem como técnicos, servidores públicos e gestores do Programa Suzano de Educação e Desenvolvimento Social na empresa.
O PSE está em atuação no Extremo Sul baiano, desenvolvendo diálogos intersetoriais nos municípios de Mucuri, Caravelas, Nova Viçosa, Prado e Alcobaça, sendo essa última, a anfitriã do encontro.
O município de Mucuri foi representado pelo secretário de Assistência Social, o advogado Nodje Walter Neiva Diamantino, acompanhado da Conselheira tutelar Kaline e demais servidores da secretaria de Educação de Mucuri.
Com grande expectativa, a equipe retornou ao município de Mucuri, na esperança de inovações que se adequem à realidade dos estudantes e assistidos pelo Projeto.
Sobre o Programa
O Programa Suzano de Educação – PSE apoia instituições a partir de processos formativos com diretores, coordenadores pedagógicos, professores e profissionais das secretarias municipais de Educação, de Assistência Social e de Saúde, potencializando as ações com a comunidade nos territórios. A iniciativa também investe na qualidade do ensino público e atua de forma conjunta com secretarias de educação, escolas, estudantes, famílias e comunidade para enfrentar os desafios educacionais e construir, em parceria, soluções para educação.
O objetivo é contribuir para que prefeitos, secretários e educadores sejam capazes de fazer uma gestão com foco na melhoria da aprendizagem dos estudantes e no uso dos recursos, ao mesmo tempo em que estrutura um projeto territorial de educação construído com e para as pessoas do território. A metodologia de trabalho parte do diagnóstico educacional de um grupo de municípios com proximidade geográfica e características sociais semelhantes e que, juntos, integram os Arranjos de Desenvolvimento da Educação – ADE.