Vereador Hélio Fisioterapia reitera pedido de limpeza de vala no ‘Brisas’ e construção de Portal na entrada do balneário de Mucuri
Por Rubem Gama*
Na tarde da última terça-feira, durante a 25ª Sessão Ordinária de 2023 da Câmara Municipal de Mucuri, realizada no Plenário Casa do Cidadão, a apreciação e votação de várias proposituras apresentadas pelos vereadores estiveram em destaque. Um dos vereadores que se destacou nessa sessão foi Hélio Alvarenga Penha, também conhecido como “Hélio Fisioterapia,” do PSDB. Ele apresentou uma indicação e um pedido de providência, ambos reiterando demandas que haviam sido aprovadas anteriormente, mas ainda não foram atendidas, e ambas foram aprovadas por unanimidade pelos vereadores presentes, sendo encaminhadas ao gabinete do prefeito.
A primeira proposição, de número 139/2023, refere-se à reiteração do pedido de construção de um portal na entrada de Mucuri-sede, no acesso à rodovia BA-698, próximo ao trevo da BR-101. O vereador justifica essa solicitação destacando a notoriedade da cidade de Mucuri como um destino turístico muito visitado, especialmente durante o verão. Além disso, a cidade é uma porta de entrada para a Região Nordeste e o Estado da Bahia. O portal não apenas contribuirá para a estética da cidade, mas também promoverá o ecoturismo municipal. O vereador espera que a Secretaria de Turismo considere essa demanda em suas prioridades estruturais e metas para o ano de 2024.
O segundo pedido de providência, de número 063/2023, também é uma reiteração, e diz respeito à limpeza da vala no Conjunto Habitacional Brisas do Mar, localizado na sede de Mucuri. O pedido tem como objetivo ajudar os moradores do conjunto habitacional, que enfrentam problemas durante os dias chuvosos, devido ao acúmulo de água na vala que passa pela área. Esse acúmulo de água traz consigo focos de insetos, aumenta o aparecimento de cobras e mosquitos, e causa transtornos à comunidade. O vereador ressalta que essa demanda não gera ônus aos cofres públicos e solicita urgência no atendimento dessa necessidade.