DESTAQUE SÃO MATEUS

São Mateus desenvolve Protocolo de Notificação Compulsória de Violência, referência para municípios capixabas

Destaque na 4ª Mostra de Experiências Bem Sucedidas em Vigilância em Saúde do Espírito Santo (4ª EXPOVIG ES), o protocolo guia para notificação compulsória de eventos para pessoas em situação de violência, implantado oficialmente em São Mateus pela Secretaria Municipal de Saúde em 2022, será modelo para os protocolos dos demais Municípios Capixabas.

A Mostra, que começou nesta quinta-feira (26) e encerra sexta-feira (27), é organizada pela Secretaria Estadual de Saúde (SESA) com a participação do Ministério da Saúde, através da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) e da Superintendência no Estado do Espírito Santo, com apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

Tem como objetivo propiciar o debate de temas importantes para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) e premiar, por meio da Mostra Competitiva, os profissionais e os serviços de Saúde do Espírito Santo que se destacaram no desenvolvimento de ações de Vigilância em Saúde relevantes para a Saúde Pública.

NOTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA
A notificação compulsória é feita quando o profissional prestar atendimento a pessoas em situação de violência e deve ser realizado por meio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação – ESUS VS.

O secretário municipal de Saúde de São Mateus, Henrique Follador, comemorou o bom resultado: “Saímos na frente! A violência é uma causa importante de demanda de atendimento pelos serviços de Saúde, e constitui um evento a ser pesquisado e priorizado pela Gestão da Saúde no desenvolvimento de Políticas Públicas”.

Rubem Gama

*Servidor público municipal, acadêmico de Direito, jornalista (MTB nº 06480/BA), ativista social, criador da Agência Gama Comunicação e do portal de notícias rubemgama.com. E-mail: contato@rubemgama.com

Deixe uma resposta