Vereadores de Mucuri propões implantação do “Mercado Vivo” e mudança de horário nos Mercados de Mucuri e Itabatã
Por Rubem Gama*
Na tarde da última terça-feira (19/09) no Plenário Casa do Cidadão, durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Mucuri, importantes proposições foram aprovadas por unanimidade, com destaque para a Indicação Nº 116/2023. Esta proposta, de autoria dos Vereadores Alexandre Deolinda Seixas, “Xandão Seixas” (Podemos), Aguinaldo Moreira da Silva, o “Aguinaldo Sem Teto” (PSD), Ademar Amaral de Souza (PSB), Carlos de Jesus Brito, o “Carlinhos da Ótica” (Repu), Jonathas Gomes Azevedo, “Dhow da Divisa” e Paulo Gomes Mota, “Paulo do Carvão” (PSB), tem como objetivo a criação do projeto “Mercado Vivo” nos mercados municipais de Mucuri e Itabatã.
Com a inauguração do novo Mercado Municipal de Mucuri e a iminente inauguração do Mercado de Itabatã, anunciada pelo Poder Executivo, os vereadores propuseram um estudo de viabilidade para a elaboração e desenvolvimento do projeto “Mercado Vivo”. A iniciativa visa aproveitar ao máximo esses dois grandes centros populares de compra, transformando-os em locais de lazer, convívio social e cultura para a população, além de atrativos turísticos.
A proposta sugere novos horários de funcionamento para os mercados: às sextas-feiras, das 16h às 23h30min; aos sábados, das 6h às 17h; e aos domingos, das 5h às 14h na Feira de Itabatã e das 10h às 14h na Feira de Mucuri. A Secretaria Municipal de Turismo e Cultura seria responsável por definir programações semanais regulares, incluindo música, dança, teatro, gastronomia e feiras de artesanato, com prioridade na contratação de artistas residentes no município.
Com espaços amplos, seguros e confortáveis, os dois mercados deixariam de ser utilizados apenas para as feiras livres semanais de hortigranjeiros e outros produtos alimentícios e se tornariam verdadeiros centros de entretenimento e cultura. Os vereadores acreditam que essa iniciativa pode proporcionar um melhor aproveitamento desses locais e contribuir significativamente para o lazer e o bem-estar da comunidade.
A Indicação Nº 116/2023 reflete a visão dos vereadores de Mucuri de promover o desenvolvimento econômico e cultural da região, transformando os mercados municipais em espaços dinâmicos que beneficiarão não apenas os moradores locais, mas também os visitantes que poderão desfrutar de uma experiência única nos mercados de Mucuri e Itabatã.