Vereador Carlinhos da Ótica propõe campanhas de prevenção contra fraudes e golpes a idosos no município de Mucuri
Na tarde desta terça-feira, durante a 21ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Mucuri, o Vereador Carlos de Jesus Brito, o ‘Carlinhos da Ótica’ (Republicanos), apresentou uma proposta visando a proteção dos idosos do município contra fraudes e golpes que ocorrem no âmbito do comércio eletrônico, internet, ligações telefônicas e mensagens por aplicativos de celular.
Promoção Intensificada de Campanhas de Orientação aos Idosos
O Vereador Carlos Brito propôs a Indicação Nº 113/2023, que tem como objetivo intensificar campanhas de orientação aos idosos, visando prevenir golpes e fraudes que vêm se tornando cada vez mais frequentes. Nos últimos meses, muitas cidades têm adotado iniciativas similares de conscientização.
De acordo com um estudo realizado pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos), desde o início da pandemia da Covid-19, houve um alarmante aumento de 60% nas tentativas de golpes financeiros contra idosos. Os criminosos frequentemente exploram a ingenuidade e confiança dos idosos para obter informações bancárias pessoais e sigilosas.
Os golpistas utilizam diversos métodos, incluindo ligações para as residências dos idosos, solicitando informações pessoais e sigilosas, expondo suas contas bancárias e patrimônios. Em muitos casos, os fraudadores se fazem passar por funcionários de bancos, solicitando que o cliente realize transferências como “testes”. Vale ressaltar que os bancos nunca ligam para clientes pedindo para realizar transações.
Os idosos, em sua maioria, não estão familiarizados com as transações online e acabam se tornando vítimas fáceis de golpes e fraudes digitais. Portanto, é essencial que o município tome medidas para protegê-los.
Obrigação de Proteger os Idosos
Para garantir a segurança dos idosos de Mucuri, o Vereador Carlinhos da Ótica propõe que o município promova campanhas de orientação por meio de veículos de comunicação, redes sociais, cartazes e panfletos com informações relevantes. Essas campanhas visam educar os idosos sobre os perigos e armadilhas existentes no ambiente digital e telefônico.