Vereadores Xandão e Aguinaldo querem conjunto habitacional na área do “Carandiru” em Itabatã e implantação de pomares
Por Rubem Gama – Atualizada em 22 de agosto de 2023, 21h05
A 19ª Sessão Ordinária de 2023 na Câmara Municipal de Mucuri ocorreu na tarde desta terça-feira (22/08), no Plenário Casa do Cidadão, e trouxe discussões e indicações relevantes para a melhoria da qualidade de vida dos munícipes. Destacam-se as proposições apresentadas pelo presidente da Câmara, Vereador Alexandre Deolinda Seixas, o “Xandão Seixas” (Podemos), e pelo vice-presidente Aguinaldo Moreira da Silva, o “Aguinaldo Sem Teto” (PSD).
Durante a sessão, foram aprovadas duas Indicações de autoria do Vereador Alexandre Deolinda Seixas, ambas voltadas para a promoção do bem-estar urbano e a habitação popular no município de Mucuri.
Indicação Nº 098/2023 – Implantação de Pomares Urbanos:
Uma das indicações sugere a realização de um estudo para a implantação de pomares urbanos no município. O objetivo é criar espaços de lazer e convivência, através do plantio de árvores frutíferas, como mangueiras, laranjeiras, limoeiros, jabuticabeiras, goiabeiras e outras, em locais específicos da cidade. Além de embelezar as áreas urbanas, essa proposta busca incentivar a participação de crianças e adolescentes em projetos de plantio, promovendo a conscientização ambiental. A criação desses pomares poderá oferecer frutos que beneficiarão tanto a população local quanto os turistas, além de contribuir para a fauna e a flora da região.
Indicação Nº 103/2023 – Construção de Conjunto Habitacional:
Outra indicação apresentada, desta vez em conjunto com o Vereador Aguinaldo Moreira da Silva, aborda a utilização da área conhecida como “Carandiru”, que foi doada pela Suzano Papel e Celulose com a Centro Educacional, Esportivo e Cultural em Itabatã, contudo, sem nenhuma ação por parte do poder público. A proposta é que essa área, com aproximadamente 7 hectares, seja aproveitada para a construção de um conjunto habitacional destinado a famílias de baixa renda. A sugestão visa a busca de parcerias com o Governo Federal, principalmente no contexto do retorno do programa “Minha Casa, Minha Vida”. Essa iniciativa visa fornecer moradia digna a centenas de famílias do município, utilizando a infraestrutura já existente no local para construir habitações acessíveis e proporcionar um ambiente mais adequado para quem mais precisa.
As duas indicações foram aprovadas por unanimidade por todos os parlamentares presentes, demonstrando a relevância e o apoio dessas propostas para o desenvolvimento sustentável e o bem-estar da população de Mucuri. A Câmara Municipal reafirma seu compromisso com a implementação de medidas que visem ao crescimento da cidade e à melhoria da qualidade de vida de seus moradores.