Câmara aprova Lei de autoria de Célio Pebas, Roberto Jr e Dr. Hélio, que reconhece o “Wheeling” como prática esportiva em Mucuri
Por Rubem Gama* – Atualizado em 07 de julho de 2023, às 20h32,
Na última terça-feira, durante a primeira Sessão Extraordinária de 2023, realizada no auditório Casa do Cidadão, a Câmara Municipal de Mucuri apreciou e aprovou o Projeto de Lei Ordinária de número 005/2023, de autoria dos vereadores Helio Alvarenga Penha, “Helio Fisioterapia” (PSDB), Jocélio Oliveira Brito, “Célio Pebas” (PROS), e Roberto Silva dos Santos Júnior, “Roberto Jr.” (UB). O projeto reconhece o “wheeling” e outras manobras de motocicletas como prática esportiva no município de Mucuri.
O projeto foi aprovado em dois turnos. No primeiro, obteve cinco votos a favor e quatro contrários à aprovação e no segundo turno, obteve sete votos a favor e quatro contrários. Votaram contra o Projeto de Lei em ambos os turnos, os vereadores Edison Silva de Matos, o “Sula Policial” (PODEMOS), Rogério Saúde Bastos, “Rogério de Nicó” (UB), Ademar Amaral de Souza (PSB) e Willian Crisma da Cruz (REPUBLICANOS),
Agora aguarda a sanção do Executivo Municipal para entrar em vigor.
De acordo com o texto da lei, o “Wheeling” consiste na realização de manobras e acrobacias de solo sobre uma ou duas rodas, também conhecidas como Grau, Rear Lift ou Bob’s.
De acordo com o Projeto de Lei, o município de Mucuri reconhece a prática do “wheeling” como uma modalidade esportiva e estabelece que ela poderá ser realizada em locais apropriados e devidamente licenciados para a exibição de shows, competições ou treinos. As vias e espaços públicos, assim como os espaços privados, poderão ser licenciados para a prática da modalidade, desde que observem a legislação municipal vigente.
Para garantir a segurança dos participantes, o poder público deverá fornecer ambulância e equipe de primeiros socorros nos locais destinados ao “Wheeling”. Além disso, o Poder Executivo poderá alterar os locais de realização da modalidade, desde que informe a agenda com no mínimo 30 dias de antecedência no Diário Oficial Municipal.
É importante ressaltar que, para a prática esportiva descrita na lei, são indispensáveis a posse da Carteira Nacional de Habilitação e o uso dos equipamentos obrigatórios de segurança, regulados pelo Código Nacional de Trânsito.
O projeto de lei visa incentivar e proporcionar a prática segura do “Wheeling” no município, fomentando o lazer, a cultura e até mesmo a economia local, uma vez que a atividade atrai turistas e movimenta o setor de entretenimento.
Com o reconhecimento do “Wheeling” como prática esportiva em Mucuri, o município dá um passo importante para o crescimento econômico e cultural, aproveitando sua diversidade cultural e tornando-se um destino ainda mais atrativo para os amantes dessa modalidade esportiva.