ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2024

Eleições 2024: Sondagem digital para prefeito de Mucuri aponta Robertinho com 47,54%, e empate técnico entre Xandão e Paulinho, com 14,44% e Gelson da Padaria com 13,73%

Por Rubem Gama* – Atualizado em 04 de maio às 12h22

A sondagem digital realizada pela Gama Comunicação entre os dias 29 de abril e 03 de maio, contou com 284 votantes, que escolheram suas preferências em uma lista de sete nomes de possíveis e potenciais prefeitáveis para as eleições municipais de 2024. Os votantes responderam a quatro perguntas distintas no questionário. A primeira pergunta sondou o prefeitável de predileção dos votantes; A segunda pergunta mediu a rejeição; Terceira e quarta perguntas indicam o quanto o apoio dos pré-candidatos a Lula e Bolsonaro influenciam na escolha dos votantes.

Robertinho desponta isolado com 47,54% da preferência. Xandão Seixas e Paulinho de Tixa, ambos com 14,44% e Gelson da Padaria com 13,73%, demonstram um claro empate técnico. Beto Borges, Júnior da Tarumã e Rielma, juntos, somam menos de 4% da preferência no momento da sondagem.

Rejeição

O enquete mostrou, também, o índice de rejeição dos prefeitáveis. Robertinho lidera com 32,04%, seguido de Gelson da Padaria, com 21,13% de rejeição. Xandão Seixas com 15,14% e Rielma Teixeira com 14,79% empatam tecnicamente. Paulinho de Tixa com 7,04%, Beto Borges e Júnior da Tarumã, ambos com 4,93%, têm os menores índices de rejeição no momento dessa sondagem.

Efeito Lula e Bolsonaro

Foi perguntado ao votante se ele votaria em candidato que apoiou Bolsonaro ou Lula. 54,93% disseram sim, votaria em candidato que apoiou Bolsonaro em 2022 e apenas 21,13% dos votantes disseram que não votariam e 23,94 disseram que ‘tanto faz’. Sobre o apoio a Lula, apenas 36,27% afirmaram que sim, votariam em um candidato que apoiou Lula em 2022 e 35,56% disseram não. 28% dos votantes marcaram a opção ‘tanto faz’.

A margem de erro para esta sondagem é de 5 pontos percentuais para mais ou para menos.

A sondagem incluiu a opção “outros” para que fossem inseridos os nomes de predileção pelos votantes do pré-candidato que não constasse na lista. 

Dos 296 votantes, 18 (6,34%) marcaram a opção “outros” e, os identificados nesta opção, serão submetidos a avaliação na próxima sondagem.

Salientamos que enquetes e sondagens digitais realizadas em redes sociais, não têm valor científico e não valem como pesquisa eleitoral. Contudo, sua participação é importante para indicar a preferência popular, mas não pode ser considerada como uma pesquisa eleitoral oficial. 

Embora sem valor científico e oficial, as enquetes ou sondagens, quando realizadas com lisura e critérios, podem retratar, ainda que precariamente, o momento atual da política e as preferências populares. 

Chamo a atenção para que não interprete a baixa ou nenhuma votação para determinados candidatos, como se fosse o retrato da realidade absoluta. Sabemos que muitos candidatos e seus apoiadores se empenham mais no compartilhamento das enquetes, enquanto outros, até por questões estratégicas, evitam votar ou divulgar a sondagem. 

Portanto, não subestime os “menos votados” nem ignore aqueles que obtiveram “muitos votos”. Apenas analise, criteriosamente, os resultados e tire suas próprias conclusões. Fazemos este trabalho de forma séria e rigorosa, no entanto pedimos que evitem discussões desnecessárias. Assimile tudo com espírito esportivo, porque eleição se ganha na urna.

Confira os resultados:

Preferencia

Rejeição
Influência do apoio a Bolsonaro em 2022
Influência do apoio a Lula em 2022

Rubem Gama

*Servidor público municipal, acadêmico de Direito, jornalista (MTB nº 06480/BA), ativista social, criador da Agência Gama Comunicação e do portal de notícias rubemgama.com. E-mail: contato@rubemgama.com

Deixe uma resposta