SaúdeSaúde Mucuri

Mucuri: Serviço especializado para gestante de alto risco, desde 2021, já atendeu mais de 880 mulheres

Desde o segundo semestre de 2021, a Prefeitura de Mucuri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem celebrado os avanços na saúde materna com a implantação de serviços especializados para gestantes de alto risco na Clínica de Especialidades de Itabatã. Os atendimentos são direcionados às gestantes que necessitam de acompanhamento periódico devido a doenças prévias ou condições próprias da gestação.

A partir da implantação do serviço especializado para gestantes de alto risco, a clínica já atendeu aproximadamente 880 mulheres, sendo 180 no segundo semestre de 2021, mais de 500 em 2022 e cerca de 200 até a presente data em 2023. O médico ginecologista e obstetra Dr. Geilton Galvão, especialista em gestantes de alto risco e formado pelo UNESC – Centro Universitário do Espírito Santo e Universidade Estadual de Santa Cruz, é o profissional responsável pelo atendimento dessas pacientes.

As gestantes são encaminhadas à Clínica de Especialidades por meio das Unidades Básicas de Saúde e do setor de Regulação, responsável por organizar e agendar as consultas. Na clínica, as pacientes recebem orientações adequadas, incluindo a realização de exames, quando necessário. Protocolos e fluxos de atendimento organizados foram implementados, visando minimizar as chances de uma evolução desfavorável da gravidez, tanto para o bebê quanto para a mãe, e proporcionando acolhimento de escuta qualificada pela equipe multiprofissional.

O secretário de Saúde, Fernando Jardim, e o prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, conhecido como “Robertinho” (UB), destacam a importância desses serviços na vida das mulheres e celebram o pioneirismo de Mucuri em oferecer um atendimento tão especializado desde 2021. Ambos ressaltam que isso garante maior segurança e qualidade no acompanhamento das gestantes, permitindo que aguardem a chegada de seus filhos com tranquilidade.

Dr. Geilton Galvão enfatiza a elevada demanda por esse tipo de serviço no município, que apresenta um grande número de gestantes. Ele atribui a implantação do atendimento especializado ao empenho da equipe e destaca a importância de identificar e acompanhar casos específicos, como gestantes com diabetes, prestando assistência até o nascimento do bebê. Esse êxito demonstra o compromisso do município com a saúde materna e o bem-estar de suas futuras mães.

Rubem Gama

*Servidor público municipal, acadêmico de Direito, jornalista (MTB nº 06480/BA), ativista social, criador da Agência Gama Comunicação e do portal de notícias rubemgama.com. E-mail: contato@rubemgama.com

Deixe uma resposta