Segurança

Presidente da Câmara de Mucuri solicita ações da prefeitura para controle de animais de grande porte nas ruas e na BA-698

Por Rubem Gama* – Imagem ilustrativa – Atualizado em 27/04 às 10h41.

Em busca de garantir maior segurança nas vias urbanas de Mucuri, o presidente da Câmara, Alexandre Deolinda Seixas, conhecido como Xandão Seixas (PSC), apresentou e teve aprovado por unanimidade na 8ª Reunião Ordinária, nesta terça-feira (25/04), o Pedido de Providências nº 024/2023. A proposta tem como objetivo o recolhimento, apreensão e controle de animais de grande porte, como bovinos e equinos, nas vias e logradouros públicos do perímetro urbano do município e, principalmente, no trecho da rodovia BA-698.

Segundo Xandão Seixas, a medida é necessária em virtude dos animais pastarem em loteamentos vazios e canteiros de avenidas, colocando em risco a vida dos motoristas ao tomarem a direção errada e adentrarem à margem da rodovia na área urbana.

Os perigos para os motoristas incluem colisões, reações em cadeia, visibilidade reduzida e comportamento imprevisível dos animais. Para mitigar esses riscos, o presidente solicita que o Poder Executivo Municipal, em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente e o órgão técnico responsável pela BA-698, realizem o recolhimento e apreensão dos animais soltos ou abandonados no perímetro urbano do município, além de identificar e fiscalizar seus proprietários e/ou responsáveis.

Nos casos em que seja declarado o confisco ou na impossibilidade de identificar o proprietário e/ou responsável, Xandão Seixas propõe que os animais apreendidos sejam destinados à doação, desde que atendam às condições sanitárias. Os animais também poderão ser doados para instituições públicas ou afins.

Especialistas em segurança no trânsito destacam que tanto o poder público quanto os motoristas podem contribuir para um trânsito mais seguro e a redução de acidentes envolvendo animais de grande porte nas pistas. Medidas como fiscalização, educação, melhorias na infraestrutura e monitoramento podem ser adotadas pelo poder público, enquanto os motoristas devem reduzir a velocidade, manter distância, usar faróis, evitar buzinar e reportar a presença de animais soltos nas vias.

O documento foi encaminhado ao gabinete do prefeito e, agora, aguarda a tomada de decisão sobre as medidas propostas.

Rubem Gama

*Servidor público municipal, acadêmico de Direito, jornalista (MTB nº 06480/BA), ativista social, criador da Agência Gama Comunicação e do portal de notícias rubemgama.com. E-mail: contato@rubemgama.com

Deixe uma resposta