MST ocupa fazendas na Bahia; mais de 500 famílias envolvidas
Ocupações ocorreram em Jaguaquara, Juazeiro e Guaratinga, em áreas consideradas improdutivas pelo MST
Por Rubem Gama* – Atualizado em 25/04 às 15h41.
Três fazendas localizadas de Jaguaquara, Juazeiro e Guaratinga, na Bahia, foram ocupadas por integrantes do Movimento Sem Terra (MST) no último fim de semana. Segundo informações do próprio movimento, mais de 500 famílias estão instaladas nessas áreas, consideradas improdutivas.
Em Jaguaquara, a ocupação ocorreu na madrugada de domingo (23) na fazenda Jerusalém. Até a manhã desta segunda-feira (24), cerca de 200 famílias estão no local. A fazenda já tinha um decreto de desocupação desde 2010 e já havia sido ocupada anteriormente. A Polícia Militar informou que a ocupação aconteceu de forma chorosa, sem confronto, e que o número de pessoas no local aumentou de 80 para mais de 200 no fim da tarde.
Já em Juazeiro, ocorreu uma ocupação na comunidade do Salitre, na zona rural, também no domingo (23). Segundo o MST, aproximadamente 200 famílias estão na área, que possui mais de 4 mil hectares. A comunidade do Salitre já havia sido ocupada anteriormente pelo grupo.
Em Guaratinga, 118 famílias ocupam a fazenda da Mata Verde, na zona rural, desde o sábado (22). O grupo alega que a área é improdutiva.
O MST defende que as áreas ocupadas são improdutivas e não possuem famílias assentadas. As ocupações fazem parte do processo de reforma agrária que acontece em todo o Brasil, de acordo com o movimento.
A Polícia Militar informou que segue acompanhando as situações nas três localidades. A ocupação das fazendas na Bahia evidencia a luta pela terra e a busca pela reforma agrária no país.