Segurança

Amaral, Sula e Xandão assinam propositura para criação da Guarda Municipal de Mucuri reforçando o Ofício enviado pelo Presidente ao Prefeito

A iniciativa busca prevenir crimes no ambiente escolar e reforçar a segurança dos profissionais e alunos.

Por Rubem Gama* – Atualizado em 22/04 às 10h43.

Na 7ª Sessão Ordinária de 2023, realizada no Plenário da Casa do Cidadão, na tarde do dia 18/04, os vereadores Alexandre Deolinda Seixas “Xandão Seixas” (PSC), Ademar Amaral de Souza (PSB) e Edison Silva de Mattos “Sula Policial” (PSC) assinaram o Pedido de Providência nº 022/2023, solicitando a criação e o funcionamento da Guarda Municipal no Município de Mucuri. A proposta visa reforçar a segurança nas escolas da cidade, considerando a onda de ataques sofridos em diversas instituições educacionais pelo Brasil.

O Pedido de Providência foi aprovado por todos os vereadores presentes e, após rito regimental na Câmara, o documento foi encaminhado ao Executivo Municipal.

A iniciativa vem após Xandão Seixas encaminhar um ofício ao prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (UB), na última quinta-feira (13/04), pedindo a criação imediata da Guarda Municipal de Mucuri. No documento, o presidente da Câmara mencionou a lei municipal nº 378, de 21 de novembro de 2001, que autoriza a criação da Guarda Municipal, mas que nunca foi posta em prática.

O Brasil tem enfrentado um aumento no número de ocorrências de violência em escolas nos últimos anos. Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2021 foram registrados 123 casos de violência em ambientes escolares, um aumento de 28% em relação ao ano anterior. Esses episódios envolvem invasões criminosas que resultam em mortes de alunos e professores.

Diante desse cenário preocupante, a criação da Guarda Municipal de Mucuri é vista como uma medida urgente e necessária para garantir a segurança de profissionais e alunos nas instituições de ensino. A proposta recebeu aprovação unânime dos vereadores e foi encaminhada ao gabinete do prefeito.

Caso a Guarda Municipal seja criada em Mucuri, a cidade se juntará a outros municípios brasileiros que já possuem essa estrutura, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em 2021, as Guardas Municipais foram responsáveis por atender cerca de 15% das ocorrências de segurança no país.

Agora, a decisão de criar a Guarda Municipal de Mucuri está nas mãos do prefeito Robertinho, que deverá analisar a proposta e tomar as providências cabíveis para sua implementação. A população local aguarda ansiosamente por medidas que possam aumentar a segurança nas escolas e garantir um ambiente de ensino mais seguro para alunos e professores.

Rubem Gama

*Servidor público municipal, acadêmico de Direito, jornalista (MTB nº 06480/BA), ativista social, criador da Agência Gama Comunicação e do portal de notícias rubemgama.com. E-mail: contato@rubemgama.com

Deixe uma resposta