Xandão Seixas, em ofício ao prefeito, pede criação urgente da Guarda Municipal para garantir segurança nas escolas de Mucuri
O presidente da Câmara de Mucuri, Alexandre Deolinda Seixas, conhecido como “Xandão Seixas” (PODEMOS), pediu a criação imediata da Guarda Municipal de Mucuri. Em um ofício enviado ao gabinete do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (UB), na última quinta-feira (13/04), Xandão Seixas mencionou a lei municipal número 378, de 21 de novembro de 2001, que autoriza a criação da Guarda Municipal de Mucuri, e que nunca foi posta em prática.
Xandão destacou a necessidade urgente de ações mais robustas e eficazes para prevenir crimes no ambiente escolar, citando os últimos episódios de invasões criminosas que resultaram na morte de alunos e professores em escolas brasileiras.
Xandão Seixas faz um chamamento para que toda a sociedade se envolva na batalha contra a violência nas escolas, não somente as autoridades constituídas, mas também pais, mães e a sociedade civil organizada.
“Esse ofício enviado ao prefeito Robertinho para que seja criada, regulamentada, e posta em funcionamento imediatamente a Guarda Municipal é apenas uma das ações importantes que estamos tomando. Precisamos ir além, inclusive, promovendo orientações aos pais sobre a atenção reforçada para com as nossas crianças, no sentido de detectar qualquer indício de comportamento suspeito ou estranho. Por sua vez, o governo precisa garantir o suporte técnico, disponibilizando profissionais psicólogos para atendimento nas unidades escolares”, finaliza Seixas.
A lei municipal número 378 foi sancionada em 2001, durante o segundo mandato de Robertinho como prefeito de Mucuri, mas nunca foi colocada em prática. Xandão Seixas espera que agora, com a urgência do momento e a necessidade da população, a criação da Guarda Municipal possa finalmente se concretizar.
Até o fechamento desta matéria, ainda não havia uma resposta oficial do Executivo Municipal de Mucuri.
Veja documentos: