Itabatã: Suspeito de tráfico de drogas é preso pela PETO após denúncia anônima
Por Rubem Gama
Itabatã – Um homem foi preso na tarde de sábado (15), às 14h30, suspeito de tráfico de drogas na Rua Itamaraju, n° 49, Gazinelandia, em Itabatã. A prisão foi realizada pela 89ª CIPM/PETO, após uma denúncia anônima informando que o suspeito estaria realizando a entrega de entorpecentes na região.
De acordo com a polícia, a guarnição iniciou rondas na área e localizou o indivíduo em frente a uma residência. Ao perceber a aproximação dos policiais, o suspeito tentou fugir, mas foi contido e abordado. Com ele, foi encontrada uma porção de substância branca análoga à cocaína.
Ao ser questionado, o homem entrou em contradição, levantando suspeitas da existência de mais drogas. Após ser pressionado, ele confessou que havia enterrado munições no quintal da residência e outras substâncias ilícitas em um conjunto habitacional (tipo kitnet), próximo a uma cisterna.
A polícia realizou buscas e conseguiu localizar o material enterrado. O suspeito recebeu voz de prisão, foi levado ao Hospital Municipal São José para a lavratura de laudo de lesão e, em seguida, apresentado na 8ª Coorpin para a adoção das medidas cabíveis. A polícia ressaltou que foi utilizado o uso diferenciado da força para algemar o indivíduo, conforme a súmula vinculante nº 11 do STF, que diz:
Só é lícito o uso de algemas em casos de resistência e de fundado receio de fuga ou de perigo à integridade física própria ou alheia, por parte do preso ou de terceiros, justificada a excepcionalidade por escrito, sob pena de responsabilidade disciplinar, civil e penal do agente ou da autoridade e de nulidade da prisão ou do ato processual a que se refere, sem prejuízo da responsabilidade civil do Estado.
Na operação foram apreendidos 181 gramas de substância análoga à cocaína, 490 gramas de substância análoga à maconha, 146 pedras de substância análoga ao crack, diversas embalagens para entorpecentes, 50 munições calibre 380 e 35 munições calibre 38.
A prisão do suspeito e apreensão das drogas e munições demonstram o compromisso das autoridades em combater o tráfico de drogas na região de Itabatã, garantindo maior segurança à população local.