Lula chega a Xangai, na China para primeira agenda no país asiático
Nesta quinta-feira (13), o presidente Lula participará da cerimônia de posse da ex-presidenta Dilma Rousseff no comando do Novo Banco de Desenvolvimento
Por Manuel Marçal – O Tempo
Após viagem que durou cerca de 30 horas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou, nesta quarta-feira (12) a Xangai, na China, para sua primeira agenda ao país asiático no seu terceiro mandato.
O avião com a comitiva presidencial pousou por volta das 22h30 desta quarta, no horário local, o que representa 11h30, no horário de Brasília. No aeroporto, o mandatário brasileiro foi repecionado por autoridades chinesas e também pela ex-presidente da República e nova presidente do Banco dos Brics, Dilma Rouseff.
Confira a agenda do mandatário na China
Pela programação divulgada, a visita da comitiva brasileira à China começa na quinta-feira (13)em Xangai, no horário local. Pela manhã, o presidente Lula participará da cerimônia de posse da ex-presidenta Dilma Rousseff no comando do Novo Banco de Desenvolvimento, o banco de fomento dos Brics, bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. À tarde, também no horário local. ele terá encontros com empresários e à noite viajará para Pequim.
Na sexta, a agenda oficial na capital chinesa inclui uma reunião, pela manhã, com o presidente da Assembleia Popular Nacional, Zhao Leji, no Grande Palácio do Povo. Depois, o presidente depositará flores em uma cerimônia na Praça da Paz Celestial.
À tarde, Lula se encontrará com lideranças sindicais e depois voltará ao Grande Palácio do Povo, onde se reunirá com o primeiro-ministro da China, Li Qiang, e depois será recebido em cerimônia oficial pelo presidente Xi Jinping. A programação terá um encontro aberto, uma cerimônia para assinatura de acordos bilaterais e depois um encontro bilateral fechado. Depois disso, haverá uma cerimônia de troca de presentes, registro de fotos e, por fim, um jantar oficial.