Xandão Seixas quer prevenir violência nas escolas de Mucuri e propõe medidas de segurança à Polícia Civil, 89ª CIPM e à SEME; veja
Por Rubem Gama
Diante dos recentes ataques a instituições educacionais em todo o Brasil, como o ocorrido em Blumenau, que resultou na morte de quatro crianças, a Câmara Municipal de Mucuri, através do seu presidente, o vereador Alexandre Deolinda Seixas, o “Xandão Seixas” (PODEMOS), enviou ofícios à Secretaria de Educação e à 89ª CIPM e à Delegacia de Polícia Civil, solicitando medidas de segurança para proteger escolas, alunos e funcionários no município.
O ofício nº 021/2023-GP, enviado ao Comandante da 89ª CIPM, Major PM Eduardo Fabricio Galvão da Silva, solicita a intensificação das rondas nas escolas públicas e privadas de Mucuri. A medida visa garantir a normalidade no funcionamento das atividades educacionais e a segurança da comunidade escolar.
Veja o ofício 021/2023 na íntegra:
Já o ofício nº 022/2023-GP, enviado à SEME – Secretaria Municipal de Educação para Secretário Municipal de Educação, Dalmo Costa de Souza, pede providências urgentes quanto à segurança nas escolas públicas do município. O documento também cita a divulgação de mensagens ameaçadoras em grupos de redes sociais locais.
Veja o ofício 022/2023 na íntegra:
O ofício nº 023/2023-GP, enviado ao Dr. Samuel Martins Neto, Delegado de Polícia Civil de Mucuri, foi solicitado que se intensifique as ações investigativas nas escolas, em toda a sua área de responsabilidade territorial, como forma de assegurar a normalidade no funcionamento das atividades da rede de ensino público e privada.
Veja o ofício 023/2023 na íntegra:
A Indicação 046/2023, assinada por toda edilidade, que será apresentada na próxima sessão ordinária no plenário da Câmara, propõe medidas como a instalação de portas giratórias com detector de metal, contratação de profissionais de segurança, adoção de protocolo de segurança e plano de ação em todas as instituições escolares de Mucuri. O objetivo é controlar o acesso às dependências escolares e garantir que profissionais e alunos saibam lidar com situações de perigo.
O presidente da Câmara, Xandão Seixas, expressou sua preocupação com a onda de ataques a instituições educacionais no Brasil, destacando a importância de ações concretas e responsáveis para garantir a segurança das escolas em Mucuri. “Não podemos ficar inertes diante dessa situação alarmante. É nosso dever, como representantes do povo, tomar providências efetivas para proteger nossos alunos, professores e funcionários. Precisamos trabalhar em conjunto com a Secretaria de Educação, a Delegacia de Polícia Civil e a 89ª CIPM para implementar medidas como rondas policiais, instalação de portas giratórias com detector de metal e capacitação dos profissionais da educação em protocolos de segurança. Queremos assegurar a tranquilidade e proteção em nossos ambientes escolares, para que a comunidade mucuriense possa ter a paz de espírito necessária para o pleno desenvolvimento educacional”, afirmou Seixas.
Xandão, expressou votos de estima e apreço às autoridades, colocando-se à disposição para trabalhar em conjunto em prol da segurança no município. “A população mucuriense aguarda a implementação das medidas propostas, buscando a tranquilidade e proteção nos ambientes escolares”, finalizou Alexandre.