Mucuri: Xandão e Sula pedem instalação de sistema de segurança nas praças públicas e semáforos na BR-101
Vereadores de Mucuri e Itabatã, no extremo sul da Bahia, aprovaram nesta terça-feira (28) duas indicações em conjunto que visam aprimorar a segurança pública e o trânsito em ambas as cidades. As proposições foram assinadas pelos vereadores Alexandre Deolinda Seixas, conhecido como Xandão Seixas, e Edison Silva de Mattos, o Sula, ambos do PSC.
A primeira indicação, de número 033/2023, reitera o pedido de instalação de um sistema de segurança com câmeras de monitoramento nas praças e espaços públicos de Itabatã e Mucuri-sede. Segundo os vereadores, a crescente onda de violência tem assustado os moradores e cidadãos da região, que clamam por mais segurança.
A instalação das câmeras poderá inibir ações de vândalos, crimes ambientais, atos de violência, criminalidade e tráfico de drogas, além de auxiliar em possíveis processos de investigação e controle da criminalidade. A medida é considerada ampla e eficaz, uma vez que os traficantes ocupam as praças e levam jovens para o caminho das drogas, e recentemente a região tem registrado casos de homicídios, roubos de carro e furtos, entre outros crimes.
A segunda indicação, de número 036/2023, reitera o pedido de instalação de semáforos em dois cruzamentos da rodovia BR-101, um no acesso ao Terminal Rodoviário e outro na Avenida Marieta Gazzinelli, no perímetro urbano do distrito de Itabatã. Os vereadores destacam que o intenso fluxo de veículos automotores, bicicletas e pedestres na região representa um alto risco de acidentes, muitos deles fatais, devido à falta de sinalização adequada e semáforos.
Ambas as indicações foram aprovadas por unanimidade pelos vereadores durante a 5ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal, realizada nesta terça-feira (28) no Plenário Casa do Cidadão. Agora, cabe ao Poder Executivo municipal e aos órgãos competentes procederem com a instalação dos sistemas de segurança e semáforos solicitados pelos vereadores, atendendo aos anseios da população da região.