Mucuri: Comitiva de vereadores visita Costa Dourada para iniciar processo para elevar a comunidade a povoado ou distrito
Por Rubem Gama*
Na última quarta-feira, dia 29 de março, uma comitiva formada por seis vereadores visitou a região do balneário de Costa Dourada, em Mucuri. A comitiva, composta pelos vereadores Agnaldo Moreira da Silva, conhecido como “Agnaldo Sem Teto” (PSD), Ademar Amaral de Souza (PSB), Paulo Gomes Mota, o “Paulo do Carvão” (PSB), André de jesus Flores, o “André do Sindicato” (REDE), Carlos de Jesus Brito, o “Carlinhos da Ótica” (REPU) e William Crisman (REPU), teve como objetivo iniciar um processo de elevação da comunidade de Costa Dourada a povoado ou distrito.
Durante a visita, a comitiva se reuniu com moradores e representantes de associações para dar início aos procedimentos necessários para a criação do projeto de lei que visa elevar Costa Dourada ao status de povoado ou distrito. Os moradores demonstraram um sentimento de abandono pelo poder público e citaram assuntos como segurança pública, educação, com construção de escolas, saúde com construção de unidade básica e atenção do serviço de limpeza pública e coleta de lixo como as principais necessidades da região.
A comitiva realizou três reuniões, sendo a primeira na barraca do empresário sr. Laurindo, que é filho da “Tia Fina”, comerciante na comunidade, a segunda foi na casa de Dona Emídia Leite de Oliveira Patrocínio e seu esposo Jonas Tadeu Patrocínio e a terceira foi na Barraca do Cláudio e sua esposa Graça Depolo.
Segundo o vereador Agnaldo sem teto, que comunicou sobre a visita na sessão do dia 28 de março, a elevação da comunidade a povoado ou distrito é necessária para garantir a legalidade e, consequentemente, a atenção e investimentos públicos dos governos municipal, estadual e federal.
O próximo encontro deverá ser no formato de conferência e ainda não tem data marcada, mas deve acontecer em breve e com a presença de toda a comunidade. A ideia é ouvir os moradores e debater ideias e sugestões, a fim de garantir que todos tenham conhecimento do projeto.